Berlim - Realizou-se nos dias 27.08 á 28.08.2009 na Cidade de Bonn, a 2ª Conferência Internacional para o Desenvolvimento Politico (2nd Bonn Conference on International Development Policy).

Fonte: Club-k
A Conferência é uma iniciativa do Ministério para Generação, Familia, Mulher e Integração do Estado Federal de Renamia do Norte- Vestfália (RNW) em colaboração com a Cidade de Bonn e outras Organizações não Governamentais (ONGs).
Manuel Lotutala tomou parte nos trabalhos da Conferência á Convite do Departamento para Integração da Cidade de Bonn.

A Conferência no seu primeiro dia contou com a presença do Prof. Dr. Horst Köhler, Presidente da República Federal da Alemanha, S.E. Otumfuo Nana Osel Tutu II, Rei da Região Ashanti em representação do Presidente da República do Gana  S.E. Atta Mills,  Senhora Helen Zille, Primeira Ministra da Província Western Cape, Africa do Sul, Armin Laschet, Ministro para Generação, Familia, Mulher e Integração do Estado Federal da Renamia do Norte- Vestfália, Jabulani Lukas Mahlangu, Ministro da Económia, Desenvolvimento, Ambiente e Turismus da Província de Mpumalanga, Africa do Sul, Hademarie Wieckzorek-Zeul, Ministra para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha e outros convidados.

Ainda é de salientar que a 2ª Conferência de Bona é uma continuação da 1ª Conferência realizada em 2007 onde Manuel Lotutala fez parte.

A primeira Conferência serviu para auscultar diversos paises da África em vias de desenvolvimento, como Gana, Nigeria, Africa do Sul e outros mais, a ideia é de ajudar outros paises Africanos a encontrarem soluções viaveis para incrementarem a Democracia, Falou-se da Económia dos países Africanos, outro aspecto muito importante foi a interligação entre varias províncias da Alemanha com outras províncias de paises Africanos e a declaração de Paris sobre a Imigração e Integração.

A segunda Conferência falou-se mais dos êxitos e efeitos na Democratização dos paises Africanos, um modelo a seguir é Gana.

Gana é parceiro da região de Renamia do Norte-Vestfalia, com uma Cooperação Bilateral nos dominios da Ciência, Tecnologia, Comércio, Saúde, Transportes, Educação, Cultura e Social.  Relações consideradas positivas, uma avaliação feita ambas as partes.

Durante a Conferência, Manuel Lotutala encontrou-se com o Prof. Dr. Horts Köhler Presidente da República Federal da Alemanha e abordaram questões relacionadas com a integração de Angolanos na Alemanha. A Situação do Politico Zeca Schall fez parte das conversações entre Manuel Lotutala e Horst Köhler, por fim o Presidente da Alemanha solidarizou-se com o Politico de origem angolana, ainda disse este será o primeiro Deputado regional africano na Alemanha.

Todos os participantes solidarios com o Zeca Schall na sua carreira politica na Alemanha.

Uma das conclusões da Conferência foram: A regularização dos estrangeiros na Alemanha, situação de emprego , de vistos de entrada na Alemanha e formação de estrangeiros.

O Ministro Armin Laschet encerrou a Conferência no seu discurso de encerramento disse: É meu dever como Organizador levar as vossas preocupações no Governo Central e a 3ª Conferência ficou marcada para 2011 com a presença de outros países.