Lobito - O Activista Cívico e Secretário‐geral do Clube dos Angolanos no Exterior, esteve na província de Benguela, de 26 a 27 de Agosto de 2009, a convite da associação OMUNGA.

 

Fonte:  http://quintasdedebate.blogspot.com

 

O analista político aproveitou a sua estada nesta província para visitar os jovens assentados pela Administração Municipal do Lobito no ex. Centro 16 de Junho, B.º da Lixeira, Lobito. Neste local, aquela personalidade pôde aperceber‐se das condições degradantes em que aquela comunidade continua a viver depois de mais de ano e meio do assentamento. Na altura do assentamento, o Sr. Administrador municipal fez a promessa de, num prazo de seis meses, disponibilizar terrenos e material para a autoconstrução, entre outras coisas. Entretanto, os jovens continuam ainda a viver em tendas.

 

Por outro lado, a mesma administração está a estimular a construção ilegal e anárquica ao negar‐se em ceder os referidos terrenos e os seus títulos de propriedade e ao incentivar os jovens a fazerem as suas construções onde quizerem, dando, a alguns poucos, chapas de zinco, conforme consta em carta dirigida pelo Sr. Administrador à OMUNGA.

 

José Gama visitou ainda a Feira do Lobito onde mais de 250 famílias vivem a ameaça de desalojamento forçado. No final da visita, o coordenador da OMUNGA manteve um encontro com aquele activista cívio onde fizeram o balanço das actividades e abordaram sobre algumas áreas de intervenção conjunta. José Gama comprometeu‐se, em nome do Club K, de fazer a máxima divulgação da DECLARAÇÃO DE BENGUELA e a mobilização para o máximo de subscrições.

 

A DECLARAÇÃO DE BENGUELA representa a tomada de posição pública de cerca de 23 individualidades que participaram como prelectores nas diferentes edições do QUINTAS DE DEBATE, como Sérgio de Barros, Fernando Macedo, Filomeno Vieira Lopes, Tina Abreu, Pedro Santa Maria, William Tonet, Domingos da Cruz, Guilherme Santos, Padre Piu, Francisco Eduardo, Makuta Nkondo, António Capalandanda, Nelson Pestana Bonavena, Luísa Rogério, Sérgio Calundungo, Justino Pinto de Andrade, Inglês Pinto, Luisete Araújo e Padre Canário.

 

Esta iniciativa conta também com o apoio de algumas Organizações da Sociedade Civil (OSC) como a ACC, ADRA, AMC, APDH, DW, LARDEF, Núcleo de Jovens Pintores, OKUTIUKA – Huambo e OMUNGA.

 

José A. M. Patrocínio
Coordenador Geral Tel/Fax: (+244) 272 221 535, 917 212 135, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
III Conferência
Angolana da
Sociedade
Civil, 2009
Observador da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos