Zaire - Terminou em confusão a ultima ou  8ª Assembléia de Balanço e de Renovação de Mandatos da JMPLA na província do Zaire. Em causa esteve a contestação dos militantes que protestaram contra a apresentação de uma única candidatura por parte de Garcia Vieira, o primeiro secretario que concorreu para a sua própria sucessão.

 

Fonte: Club-k.net

Militantes saturados com
modelo de candidatura única

ImageO certame juntou delegados oriundos dos seis municípios da província, e realizou se e no quadro do Processo Orgânico do VI Congresso desta organização juvenil do MPLA, a decorrer em Outubro próximo. Presidiu ao  encontro o primeiro secretário provincial do MPLA no Zaire, Pedro Sebastião, e um representante do Grupo de Acompanhamento da Comissão Nacional Preparatória do Conclave da JMPLA.

 

A “democracia interna” do MPLA é caracterizada pelo modelo de candidaturas únicas. Recentemente a “União de Tendência”, um grupo que clama pela democratização do partido reprovou a posição tomada por um alto dirigente partidário em Luanda em vetar candidatura de dois militantes que tencionavam concorrer ao posto de primeiro secretario no município da Ingombotas acabando por ser eleita uma “candidata única” de preferência das chefias.

 

Há previsões, segundo a qual o tribunal constitucional pondera tomar posição que impeça realização de congressos partidários com uma única candidatura.