Toronto - O artista angolano Osvaldo Santos levará a cabo de 9 a 12 de Setembro no Sport Club Lusitânia de Toronto uma exposição com o nome “Hear No Evil Art Show”. O jovem artista que imigrou para o Canadá em 2001 na companhia dos pais interpreta temas sobre a vida, a história, a moda e o meio ambiente de forma visionária.


* Humberto Costa
Fonte: Nove Ilhas

“A minha arte representa a diferença"

Há dois anos que Osvaldo Santos leva a cabo a exposição denominada “Hear No Evil Art Show”, eventos estes que têm servido para promover a arte e cultura angolana em particular, e a cultura africana em geral, para além de ser um dos motores para criar uma ampla consciência sobre a importância das artes em Toronto.


O jovem artista angolano diz-se pertencer ao movimento das artes modernas, por isso não tem medo de expressar os seus “pensamentos e emoções através do amor de actuar, dançar, conceber e elaborar” as suas obras. Para além da exposição que está patente na sede da Comunidade Angolana no Ontário desde o início do ano, a Dundas Street West, Santos tem exposto as suas obras em vários lugares e eventos como em frente ao Toronto Harbour Centre assim como na Conferência Internacional sobre o HIV/SIDA realizada em Toronto.


Há 12 anos que Osvaldo Santos dedica-se as artes, e ele mesmo classifica assim o seu trabalho: “A minha arte representa a diferença. Representa no fundo um sentimento no qual nada é impossivel, basta acreditar e juntar esforços que se realizará”. Santos é também um intelectual visionário que se “mostra muito preocupado com o meio ambiente, sobretudo com os males que os seres humanos causam aos animais indefesos, aos rios, lagos e oceanos”, chegando mesmo a questionar “já imaginaste se fosse ao contrário, se animais indefesos, os rios, lagos e oceanos fizessem apenas metade daquilo que nós, os seres humanos, temos feito, o que seria de nós”.


Osvaldo Santos usa muito material reciclado nas suas obras, uma maneira de contribuir para a melhoria do meio ambiente. Santos introduziu recentemente uma forma inovadora de arte, utilizando gesso reciclado como um meio de arte. As roupas, telas, acessórios decorativos e pessoais são feitos a partir de material reciclado.


“É importante que as pessoas comprem as minhas obras, pois o artista vive disso, mas o mais importante é que as pessoas percebam o que a minha obra representa. É importante que as pessoas ao comprarem um dos quadros percebam a mensagem por detrás dos mesmos, e sentem-se ou encantadas ou solidárias com aquilo que o quadro representa. Esta tem sido a minha grande preocupação”, disse Santos.


Durante quatro dias, de 9 a 12 de Setembro, o ponto de encontro dos amantes das artes e não só será mesmo no Sport Club Lusitânia de Toronto.


Bilhete de Identidade
Nome: Osvaldo Santos
Data de nascimento: 24 de Outubro de 1986
Local de Nascimento: Luanda, Angola
Estado Civil: Casado
Profissão: Artista plástico e Estilista