Lobito – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, defendeu hoje, quinta-feira, em Benguela, a criação de corredores de desenvolvimento regionais de médio e longo prazo para criar uma perspectiva de desenvolvimento sustentado do país.

 

Fonte: Angop

O Chefe de Estado intervinha numa reunião com membros do Governo da província de Benguela e de entidades convidadas, no quadro da sua deslocação a esta região, onde inaugurou a ponte sobre o rio Catumbela.

 

Lembrou que no quadro da SADC funcionavam os corredores de desenvolvimento baseados em reabilitação e construção de
infra-estruturas.

 

"Por que não retomar esta a ideia e perspectivas, uma vez que na execução deste projectos estratégicos e outros conexos interagem sectores necessários para criar, de forma eficaz, mecanismos de coordenação das acções", questionou o líder angolano.

 

Referiu que em relação ao Porto do Lobito, se pode voltar à ideia do corredor do Lobito, que já existiu, referindo, inclusive, que não seria má ideia voltar a pensar na criação de um gabinete para melhorar a coordenação das acções e execução de projectos ligados ao porto.

 

Defendeu a necessidade de estudos para que os programas mais viáveis sejam  financiadas com recursos da província ou outros.

 

“Nesta perspectiva se poderá partilhar melhor as responsabilidades entre o governo local e central na execução de programas que tenham uma visão para além do horizonte anual ou bienal, caminhando para uma perspectiva de médio e longo prazos", sublinhou.

 

José Eduardo dos Santos felicitou o governo provincial pelos esforços, com a participação das autoridades partidárias ligadas ao MPLA, para implementar as propostas apresentadas para a melhoria da imagem da cidade.

 

"É sempre agradável ver ruas limpas, passeios sempre reparados, as pessoas mais bem dispostas, com melhores condições de assistência médica, graças ao empenho, espírito de sacrifício das pessoas que se dedicam ao cumprimento das suas
responsabilidades”, declarou.

 

Encorajou o governador a prosseguir nesta senda, particularmente, numa época de crise financeira, que terá forçado um corte das despesas públicas de cerca de 40 porcentos.

 

“Apesar de tudo há trabalho", reconheceu, pedindo que se ignore os que não reconhecem os esforços para a melhoria das condições dos cidadãos.

 

O Presidente da República lembrou que, há cinco anos, foi discutido, com as autoridades locais, a elaboração de um plano de desenvolvimento estrutural de Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito.

 

O Chefe de Estado fez ainda alusão a elaboração de uma programa de desenvolvimento económico e social da província de Benguela, em que as cidades Benguela e Lobito tenham programas específicos, pela importância que detêm como motores de desenvolvimento da província e de toda a região centro/sul.

 

A ideia, referiu, deve ser desenvolvida mais tarde, mas um programa desta natureza fará o enquadramento de todas acções e projectos que se desenvolveriam de forma mais articulada e harmoniosa com vista a melhoria das condições no país.

 

Prometeu incluir as preocupações colocadas pelo governo provincial, sobretudo no sector das águas, nos planos e OGE para 2010.