Luanda - A não realização do esperado discurso do Presidente José Eduardo dos Santos aos populares que o aguardavam na ponte por ele inaugurada esta a ser alvo de diversas interpretações na província de Benguela.


Fonte: Club-k.net


O programa oficial, posto a disposição do protocolo e outras instituições locais não prescrevia, de facto, a realização de comício porem três factos a saber indicavam que o PR falaria ao povo.

a) A população foi apelada para aparecer em massa;

b) Foi colocada uma tribuna com os microfones e aparelhos nos arredores da ponte

c) Presença de Jorge Valentim figura tida como convidado especial que iria agitar  as massas a quando do  comício; dias antes, o regime orientou um jornalista da RNA local para lhe entrevistar e falar a cerca da ponte.

 

Entretanto JES deixou a província sem ter deixado palavras de conforto ao povo tendo  provocado  as seguintes reações ou/e interpretações. 

 

- Políticos locais que falaram a Radio Eclesia  consideraram “falta de ética e de respeito” em ter ser abstido em comunicar se.

- A Radio Despertar noticiou que os antigos trabalhadores do porto comercial  do Lobito terão forçado  JES a não realizar o comício. Os ex  trabalhadores do porto estão no desemprego desde 1992 quando manifestaram apoio a UNITA resultando por parte do governo o seu despedimento em massa. Antes das eleições de 2008, o Ministro Augusto Tomas, segundo os ex trabalhadores, prometeu re-enquadramento ao que não veio acontecer. Razão pela qual a não realização do comício esta a ser configurada no estado de revolta a que se encontram os ex funcionarios do porto do Lobito.