Alemanha:  O Comité do MPLA na Alemanha, Saúda Calorosamente o dia 17 de Setembro, consagrado como dia do Herói Nacional de Angola, em homenagem ao Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola.

Fonte: MPLA- Alemanha

  Dr. António Agostinho Neto, nasceu no dia 17 de Setembro de 1922 na aldeia de Kaxicane, Município de Icolo e Bengo, Província do Bengo, tão cedo se revelou como um patriota e consequente nacionalista, Medico de elevada sensibilidade humana, estadista de reconhecida qualidade, insigne pensador e poeta de dimensão internacional.

Prestigiado Líder e dirigente, o Camarada António Agostinho Neto soube sempre interpretar fielmente as necessidades e aspirações do Povo, tendo conduzido com mestria, a luta que culminou com a derrota do Colonialismo Português, até a proclamação de 11 de Novembro de 1975, dia da Independência Nacional de Angola.

 As exigentes tarefas da reconstrução nacional,  da defesa da Pátria e da integridade politica, bem como a elevação do nível de vida das populações mais desfavorecidas, constituíram sempre uma prioridade na agenda de Agostinho Neto, mantendo-se actual o legado segundo o qual “O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO”

No Plano Internacional, Camarada Agostinho Neto sempre denunciou as situações de dominação Colonial, e bateu-se intransigentemente pela libertação e independência dos povos oprimidos em todo o mundo, em particular do Continente Africano, na conquista da manutenção da paz, como garantia para o desenvolvimento das Nações e o bem estar dos povos.

Em reflexão e memoria hoje 30 anos após o seu desaparecimento físico, o saudoso presidente Neto, comemoraria os seus 87 anos de idade, falecido no dia 10 de Setembro de 1979 em Moscovo, capital da antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), os seus ensinamento já mais serão esquecidos, e como prova disto, baptizamos o Comité de Acção da Cidade de Nuremberga, como (Comité de Acção Dr. António Agostinho Neto) e seu nome ficará bem patente na historia do MPLA na Alemanha.

QUE VIVA PARA SEMPRE A MEMÓRIA E OS ENSINAMENTOS DO SAUDOSO PRESIDENTE DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE