Benguela - A UNITA constata com grande preocupação que um ano depois da realização das eleições legislativas as condições sociais das populações continuam péssimas. Esta posição da UNITA vem expressa num comunicado datado de 12 de Setembro de 2009, por ocasião da realização da reunião extraordinária do seu comité provincial em Benguela.

Fonte: UNITA

ImageNo seu documento, a UNITA denuncia, igualmente a continuação de forma ininterrupta de actos de intolerância política em quase toda a extensão da província, com a cumplicidade de alguns dirigentes do partido no poder, perigando a paz e a reconciliação nacional.


Os cerca de 68 membros do comité provincial da UNITA presentes na reunião apelaram o governo local a por cobro o que chamaram de “apropriação de terras do povo, usurpadas por alguns estrangeiros e cidadãos nacionais com caução das autoridades governamentais.


Como não podia deixar de ser, os homens do Galo Negro em Benguela, de acordo com a fonte que temos vindo a referir, deploraram a postura assumida pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a quando da sua visita às terras de Ombaca, por ocasião da inauguração da ponte sobre o rio Catumbela.


“Não se dignou em saudar com palavras de apreço e carinho as populações que foram forçadas a se concentrarem no local, em virtude da injustificada tolerância de ponto e encerramento das praças”, lê-se no comunicado da UNITA em Benguela.


Finalmente, os membros do comité provincial da UNITA em Benguela apelam o Presidente da República a recuar das suas posições intransigentes de adiar as eleições presidenciais, por vontade própria, inventando artifícios democráticos universalmente desconhecidos que não coadunam com a nossa realidade.