Alemanha - No quadro da preparação e realização do VI. Congresso Ordinário do MPLA, decorreu no passado sábado dia 10 de Outubro do ano corrente na cidade de Berlim – República Federal da Alemanha, a segunda Conferência de Balanço e Renovação de Mandatos do Comité do Partido da Comunidade na Alemanha.


 Fonte - MPLA Alemanha                                                         

 Manuel Tito António Reeleito 1°Secretário do Comité do MPLA

A Conferência foi presidida pelo C/da. Manuel Tito António, 1º Secretário do Comité da Comunidade, onde em nome dos membros agradeceu o empenho, dedicação e a execução das tarefas realizadas no mandato findo.


A Sessão plenária que teve lugar num dos salões da Igreja de Jerusalém em Berlim, foi honrada com a presença da delegação do Secretariado do Bureau Politico do Comité Central do MPLA, encabeçada pelo C/da. Alfredo Júnior, Membro do Bureau Politico do Comité Central do MPLA e Director do Departamento de Organização e Mobilização (DOM), acompanhado pelo C/da Herculano Correia, Técnico e analista do Partido.


A Comissão Eleitoral, Coordenada pelo C/da Fernando Manuel Camutenha, e integrados pelos C/das N´venguila Cololo Paulo e Esmeralda Feijó Bento, dirigiram o processo eleitoral que contou com a presença e a participação de 75 delegados, de um universo de 99 delegados previstos.


1. Assim sendo, e com base nos estatutos do Partido, dentro das normas e regras dos programas e do regulamento eleitoral, produziu-se os seguintes resultados a favor do C/da Manuel Tito António.


Para ser reeleito, o C/da. Manuel Tito António, em plena eleição obteve 60% dos 40 votos a favor, 20 votos contra, que corresponde a 30%, e 6 abstenções correspondentes a 10% de Votos.


Na mesma ocasião, foi igualmente eleito o Comité da Comunidade formado por 25 membros, com 42 votos a favor, 17 votos contra e 9 abstenções.


Para delegado ao VI. Congresso Ordinário do Partido a decorrer em Dezembro próximo em Angola, Manuel Tito António foi eleito com 39 votos a favor, 14 votos contra, e 8 abstenções.


Deste modo, Manuel Tito António foi reconduzido por mais 2 anos de mandato, ao Cargo de Primeiro Secretário do Comité do MPLA na Alemanha, e igualmente como delegado ao VI. Congresso do Partido, bem como chefe de um Comité formado por 25 membros efectivos e 5 suplentes.


Esta Conferência de Balanço e Renovação de Mandatos, fez ainda uma exaustiva analise da vida interna do Partido na Alemanha, onde foi finalmente aprovada uma Moção de Apoio ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos. Os membros do partido apoiam incondicionalmente o Camarada Presidente, pela forma iluminada como tem conduzido os destinos do Partido e do Estado, cujos resultados são por demais evidentes no contexto Nacional, Regional e Internacional.


Apoiamos também a proposta de revisão da constituição definida pelo Camarada Presidente, pelas imagináveis vantagens e benefícios que trará ao processo de reforma das instituições democráticas do país, e propomos ao Secretariado do Bureau politico do MPLA a recondução do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, ao Cargo de Presidente do MPLA.


Nesta Cessão, os membros não deixaram de encorajar o C/da Presidente, a Prosseguir nos novos esforços de modernização da Económia Nacional, de modos a permitir que, a longo prazo, cada Angolano venha a ter condições dignas para viver, e um emprego que assegure o sustento da família, como núcleo fundamental da Sociedade Angolana.


Os militantes do MPLA na Alemanha, reafirmam a sua total fidelidade ao C/da. Presidente José Eduardo dos Santos, na condução dos destinos do Partido e da República de Angola.


De referir que a referida Conferência, contou com a presença de quase mais de 100 participantes dentre os 75 delegados presentes, 50 eram homens e 25 mulheres, num elevado número de convidados e visitantes nacionais e estrangeiros, entre os convidados estiveram presentes no Evento o Senhor Alberto Bento Ribeiro, Embaixador da República de Angola na República Federal de Alemanha e o Senhor Zeca Semente Schall, Politico Alemão de origem Angolana do Partido (CDU) da Chanceler Ângela Merkel.