Luanda – O VI Congresso da JMPLA, que decorreu de 16 a 17 do corrente mês, elegeu hoje (sábado) o seu novo secretário nacional, Sérgio Luther Rescova, de 29 anos, para um mandato de quatro anos e, de igual modo, um comité nacional composto por 179 novos membros.
 

Fonte: Angop

Devemos procurar diversificar
 ao máximo a nossa actuação

Sérgio Luther Rescova é militante há 10 anos na província de Luanda, onde tem dado o seu contributo para o crescimento da organização política juvenil e no aperfeiçoamento da vida interna da JMPLA.
 

 

A quando do seu primeiro discurso formal, Sérgio Luther Rescova frisou a necessidade da continuidade da implementação de um amplo programa de esclarecimento do processo constituinte em curso no país, em todos os estratos sociais e localidades.
 


Segundo disse, a referida acção merece destaque na sua implementação, tendo em conta a sua actualidade e pertinência, razão pela qual deve ser o conteúdo principal da futura actuação da direcção eleita.
 


“Temos que fazer entender aos jovens e a comunidade que o modelo constitucional que o MPLA defende é o que garante mais estabilidade sócio-política, a preservação das principais conquistas do povo angolano, nomeadamente a Independência nacional, a paz e a reconciliação”, sublinhou.


 
Asseverou a necessidade de esclarecer que o MPLA defende um modelo de sufrágio universal, igual, periódico, livre e directo, traduzindo em eleições gerais onde o Presidente da República é o cabeça de lista do partido ou coligação mais votada a que pertence.
 


Por outro lado, afirmou que a educação política e patriótica dos militantes e da juventude em geral vai merecer destaque necessário na actuação da nova direcção do comité nacional da JMPLA eleita.
 


Apontou o fortalecimento das organizações de base como prioridade, tendo em conta que, com a consolidação das mesmas, a JMPLA poderá alcançar com êxito as suas responsabilidades.
 


Fazem de igual modo parte das prioridades da nova direcção, a reactivação dos sábados académicos, dinamização do desporto escolar que poderá denominar-se “Taça da juventude ou Taça Hoji Ya Henda”, nas diversas modalidades a nível nacional.
 


“Devemos procurar diversificar ao máximo a nossa actuação, tornar a organização mais inclusiva, na qual todos os jovens angolanos possam se rever e enquadrar-se, dando uma atenção particular ao movimento associativo juvenil angolano”, acrescentou.

 


O VI Congresso da JMPLA, que desde sexta-feira decorria na capital do país, encerrou há instantes sob a presidência do secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”.
 


O evento contou com a presença do vice-presidente desta organização partidária, Roberto de Almeida, de membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA como António Paulo Kassoma, também primeiro-ministro da República de Angola, Kundi Paihama, Pedro Afonso Kanga, Francisca do Espírito Santo, entre outros.
 


Sob o lema “JMPLA - Certeza de um futuro melhor”, pelo menos mil delegados provenientes das 18 províncias do país e do estrangeiro reflectiram sobre os novos rumos e desafios da organização.

 

Secretário-geral do MPLA elogia congresso da JMPLA

 

O secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, elogiou o modo salutar e aberto como decorreram os trabalhos do VI Congresso da JMPLA, que hoje encerrou na capital do país.
  


Dino Matross, que falava na cerimónia de encerramento do conclave, referiu que a direcção do partido atribui uma nota positiva, tendo em conta a profundidade dos debates e o alto nível das intervenções nele registadas.
 


O secretário-geral referiu que é com muito orgulho que verificou terem sido cumpridos os objectivos preconizados para este VI Congresso da JMPLA, realizado sob o lema “JMPLA – Esperança de um futuro melhor”.
 


Realçou ainda o facto de se ter conseguido reunir, neste evento, jovens em representação dos mais variados estratos e sensibilidades que conformam a sociedade angolana.
 


Por este motivo, considerou que triunfou a sã confrontação de ideias e propostas, importantes contributos para que, com o mesmo espírito vivido durante o congresso, sejam capazes de constituir as referências e valores nacionais em que os jovens angolanos se revejam.
 


Acrescentou que há que ter sempre em conta que esses jovens são cidadãos de um mesmo país e de uma mesma pátria, que renasce para projectar, firme e decididamente, um futuro de paz, democracia, igualdade, solidariedade, justiça social e bem-estar para todos.
 


Na sua intervenção, fez referência ao Plano Programático 2009-2014 aprovado neste congresso o qual foi elaborado com base no Programa de Governo do MPLA que consagra várias acções, entre as quais a contínua mobilização da juventude angolana no processo educativo, assim como para o programa de reconstrução e desenvolvimento do país.
 


Dino Matross acrescentou ainda que constitui também objecto deste plano a contínua mobilização da juventude angolana para o programa executivo de política juvenil do Estado, assegurando a concretização dos seus direitos e deveres, entre outras tarefas.
 

 

Durante dois dias, pelo menos mil delegados, provenientes das 18 províncias do país e de comités no exterior, discutiram os estatutos da organização, elegeram o primeiro secretário nacional, o comité nacional e aprovaram o plano programático da juventude do MPLA para o período 2009-2014.