Syracuse - A embaixadora angolana nos EUA, Josefina Pitra Diakite, explicou, em Syracuse, Estados Unidos da América, a estratégia adoptada por Angola para prevenção da recessão económica e continuar a implementar o seu programa de reconstrução nacional.
 

Fonte: Angop


A diplomata intervinha segunda-feira na cidade de Syracuse, Estado de Nova Iorque, como oradora principal numa mesa redonda sobre “Africa – Oportunidades de Desenvolvimento de Negócios e Investimento”.


 
“Apesar dos efeitos da crise económica mundial, que afecta profundamente as economias da maioria das nações africanas, Angola adoptou uma estratégia macro-económica no sentido de prevenir a recessão económica e continuar a implementar o programa de reconstrução e reabilitação nacional do Governo” - disse a diplomata.


 
Josefina Pitra Diakite deu aos participantes uma panorâmica sobre as oportunidades de negócios e investimento em Angola, um país cuja estrutura económica está a crescer e a diversificar-se para além do sector petrolífero.


 
Mencionou a agricultura, indústria transformadora, construção, turismo, transportes, energia, educação e saúde como alguns dos sectores em que o Governo de Angola aposta para a diversificação das relações de cooperação com os EUA.


 
Chamou a atenção dos investidores americanos para não perderem as vantagens do actual clima de negócios no continente em geral e em Angola em particular, para benefício mútuo.
 


Josefina Pitra Diakite fez uma abordagem sobre os desafios que os países africanos de uma maneira geral têm de fazer face, podendo estes representar em alguns casos grandes oportunidades de negócio e investimento.
 


O certame, organizado pelo Programa Africano de Negócios (Africa Business Program) da Escola Whitman de Gestão da Universidade de Syracuse, realiza-se anualmente para dar oportunidade aos seus estudantes de tomarem contacto com personalidades do continente que possam endereçar os temas do seu currículo escolar.
 


Na cidade de Syracuse e como parte do programa da visita, Josefina Pitra Diakite reuniu-se com o decano da universidade, Melvin Stith. Ambos abordaram as oportunidades de parceria entre a Universidade de Syracuse e os estabelecimentos de ensino superior em Angola no nosso país, sobretudo em matéria de formação, visitas de estudo para trocas de experiência para alunos e docentes, assim como a atribuição de bolsas de estudo para licenciamento e pós-graduação.
 


Por outro lado, convidou os participantes a deslocarem-se a Angola para assistirem ao CAN 2010.
 


De entre os organizadores e convidados destacam-se os professores doutores Pierre Yourougou e Peter Koveos da Escola de Gestão Whitman da Universidade de Syracuse e Thierry Tanoh, vice-presidente da Corporação Internacional Financeira (IFC).