Lisboa - O líder da UNITA no Kwanza Norte, António Francisco Hebo, observa a partir de sábado (14) uma greve de fome de cinco.  A decisão que toma é reflexo de uma extensa  declaração  endereçada, em Junho passado,  ao Governador provincial, Henrique André  Junior ao qual expôs  a  “exclusão e incumprimento dos acordos de Paz entre a UNITA e o Governo de Angola”.


Fonte: Club-k.net


No seu mais recente parecer, resume  a motivação da greve  apontando as “pessimas” condições das populações como falta de água, falta de medicamento no hospital provincial, e condições precárias  na corporação da Policia Nacional.

 

Francisco Hebo também conhecido por   “Pensamento Mazanga” é  o mais novo Secretario provincial da UNITA. A sua escolha obedeceu ao novo pensamento identificado, no Presidente da UNITA, Isaias Samakuva,  em preparar uma nova geração dentro do  partido. É  antropólogo de formação e membro do   Comité Permanente da Comissão Política do mesmo partido.

 

Casos similares

 

De entre as historias de greve de fome em Angola, o caso mais mediático e que mexeu com a sociedade foram os 45 dias de greve da antiga directora da contra inteligência, Maria Conceição Domingos na cadeia de Viana demonstrando que em nome da justiça estaria  disposta a dar o que de mais valioso um ser humano tem.

 

Nos finais da década 70 foram detidos vários activitas políticos por não comungarem com  a então ideológia autoritária do MPLA. De entre os reclusos/detidos estava o advogado,  Luis do Nascimento, o  ex SG da extinta FpD (agora Bloco Democratico) . Luis Nascimento submeteu se a  uma  greve  de fome de quase um mês, não obstante ter sido fortemente  torturado ficando com marcas  que  hoje apresenta nas costas. Outros casos permanecem anônimos.