Londres - A comunidade angolana no Reino Unido e na República da Irlanda celebrou, no último fim-de-semana, o 34º aniversário da Independência Nacional com varias actividades de carácter cultural, desportiva e social.


Fonte: Angop

 
O acto central, que teve lugar na cidade de Manchester, contou com a presença da Embaixadora de Angola no Reino Unido, Ana Maria Carreira, e de funcionários da Missão Diplomática de Angola destacados naquele país europeu.


 
A Embaixadora destacou a importância histórica do 11 de Novembro para os angolanos, pois, segundo afirmou, representa o culminar do maior sonho de todos os cidadãos nacionais, que era de ser livres e senhores do seu próprio destino.


 
Durante a sua intervenção, a chefe da missão diplomática angolana enfatizou os feitos e ganhos da independência conquistada em 1975 e transmitiu uma mensagem de esperança num futuro melhor.


 
Neste sentido, a diplomata angolana frisou que “a conquista da independência só foi possível graças aos sacrifícios consentidos por milhares de homens e mulheres, que souberam interpretar os anseios mais profundos e legítimos do nosso povo ao dedicarem as suas próprias vidas para esta nobre causa”.


 
Ana Maria considerou ainda que com o calar definitivo das armas, em Fevereiro de 2002, os angolanos vivem agora em plena paz e reconciliados e como prova disso, Angola é hoje uma democracia em desenvolvimento, cujo reflexo é visível no funcionamento regular das instituições.


 
“A grande aposta do Governo continua a assentar na Educação e na Saúde, como elementos essenciais do desenvolvimento humano e como factores capazes de contribuir para o aumento da riqueza e do bem-estar social", sublinhou Ana Maria, para acrescentar que este é um desafio gigantesco para todos.
 


A diplomata apelou ainda à união de todos os compatriotas angolanos na diáspora, independentemente das suas diferenças.
 


Ainda no quadro das comemorações do dia da Independência Nacional, a “Angolan Women for Leadership Association in UK”, organizou uma conferência denominada: “Angolan Independence Day” na cidade de Coventry, que também contou com as presenças de membros da Missão Diplomática.
 


 Na conferência foram abordados temas como a Economia e Desenvolvimento, as Línguas Nacionais e Cultura e a Diáspora Intelectual.
 


À semelhança das ocasiões anteriores, este ano o dia de Independência Nacional, foi também celebrado em Londres com várias actividades musicais, dança e teatro, organizadas por várias associações de angolanos residentes na capital britânica.
 


Os músicos Daniel Nascimento, Rei Helder, Mica Mendes, Sample Mania e Vulinho abrilhantaram uma das festas realizadas em Londres. Em Manchester, o ponto mais alto aconteceu quando a cantora Dircy Sil, residente na Holanda, subiu ao palco e brindou os presentes com algumas músicas do seu recente trabalho.
 


Em Londres teve lugar igualmente uma missão de acção de graças pelo 34º aniversário da Independência na Igreja Católica de Santa Ana