Orientada pelo seu presidente, José Eduardo dos Santos, foi divulgado um comunicado final da sessão, no qual salienta-se que os participantes apreciaram e aprovaram as conclusões da Conferência Nacional, relativamente aos temas: "MPLA - eleições Legislativas 2008" e "Programa de Governo para o quadriénio 2009-2012".

Recomenda-se a todos militantes, simpatizantes e amigos que participem, de forma responsável e dinâmica, nas actividades preparatórias do partido para o próximo pleito eleitoral.

Os membros do CC saúdam, por outro lado, a convocação das próximas eleições legislativas e reiteram o apelo à mobilização dos militantes, simpatizantes e amigos para o aumento do seu empenho individual e colectivo, com vista a assegurar a coesão, o protagonismo e a iniciativa política do partido, incluindo a necessária confiança nas populações, rumo a uma vitória do MLPLA no pleito.

No encontro, decorrido no Complexo Turístico do Futungo II, participaram 235 dos 281 membros, que compõem o órgão directivo do partido.

Íntegra do discurso do presidente do MPLA


Discurso proferido pelo Presidente José Eduardo dos Santos na abertura da X sessão ordinária do Comité Central do MPLA, aos 06 de Junho de 2008-06-06

“Camaradas membros do Comité Central, hoje vamos apreciar os últimos assuntos relacionados com a preparação do MPLA para as próximas eleições legislativas.

Vamos discutir e aprovar as conclusões da III Conferência Nacional do partido, designadamente as suas recomendações e a proposta de programa do Governo do MPLA para o período 2009/2012, bem como a metodologia para a escolha dos candidatos à deputado dos Círculos Eleitorais Provinciais e do Círculo Nacional.

A metodologia define já alguns critérios que permitem começar a concretizar as mudanças que a direcção do partido anunciou.

Permitem, por exemplo, aumentar de modo significativo o número de mulheres na bancada parlamentar, tornar o Parlamento mais representativo e melhorar a qualificação dos seus quadros.

Mais uma vez será aplicado o princípio da renovação e continuidade para proceder à rotação dos quadros e associar a experiência e o pragmatismo dos mais antigos ao conhecimento técnico e científico adquirido pelos mais jovens, tornando mais eficaz e dinâmico a acção das nossas instituições.

Esta reunião aprovará assim, os principais instrumentos que vão orientar a nossa campanha eleitoral.

O que vamos fazer a seguir é organizarmo-nos bem em todos os escalões para que todos os militantes, amigos e simpatizantes votem e mobilizem outros eleitores para votarem no MPLA.

Votar no MPLA nestas eleições é fazer a escolha certa para Angola.

Declaro aberta a presente reunião do Comité Central”.

Fonte: Angop