Luanda - Deu arranque em Luanda, estes dias, o lançamento formal da campanha do abaixo assinado denominada "Eleições Agora" cuja iniciativa nasce das hostes das Fórum de Concertação Política (FCP), organismo formando por forças políticas signatárias, UNITA, PRS, PDP-ANA, POC’s e a Comissão Instaladora do Bloco Democrático.


Fonte: Club-k.net/FCP


O Fórum de Concertação Política é um espaço de debate e de tomada de posições em conjunto, cujos objectivos são os seguintes:

 

Definir e implementar estratégias comuns para o triunfo da democracia e do Estado de Direito em Angola.

 

Lutar de mãos dadas para a promoção e consagração de garantias e meios eficazes, jurisdicionais e não jurisdicionais, de defesa dos direitos políticos, económicos e culturais dos cidadãos“Ttodos são chamados a participar com vigor nesta campanha promovendo e recolhendo assinaturas de todos os cidadãos que se revejam e que se solidarizem com as posições plamasdas no documento. Estra é uma campanha sem fronteiras políticas.” Pontualizou uma fonte esclarecendo que “É para todos, independentemente das suas filiações políticas, todos são chamados a participar com assinaturas e com a recolha de assinaturas. Como é natural, as folhas a assinatura são as simples folhas de papel tamanho A4. Todos participem na duplicação de folhas para as assinaturas a recolher.

 

Segue o teor da declação do FCP
 
 
O Fórum de Concertação Política (FCP) já exprimiu a sua posição em relação ao processo da elaboração da nova constituição. 


Como é  do conhecimento de todos, no calendário político angolano, o ano de 2009 tinha sido escolhido para a realização de eleições presidenciais. Há pouco menos de seis semanas do fim do ano, os angolanos não só não tiveram a oportunidade de completar o ciclo eleitoral iniciado em 2008 como também continuam sem saber quando é que as eleições presidenciais terão lugar.


A  realização periódica e regular  de eleições é condição fundamental no processo de democratização que o País corajosamente encetou em 1992.  Se  a materialização deste pressuposto não foi possível até 2002 por razões da guerra não faz sentido que os angolanos continuem  a assistir, serena e impavidamente,  ao adiamento constante da materialização deste direito que é, afinal, uma das maiores  conquistas  do nosso Povo. 


O condicionamento das eleições à aprovação da nova constituição é apenas um pretexto que visa negar  ao Povo um dos seus direitos fundamentais conferidos pela Constituição e travar o processo de consolidação do processo democrático e da construção de um Estado de Direito.


A par deste adiamento constante das eleições, assiste-se ao recuo do processo democrático em diversos domínios da vida, com violação de direitos individuais do cidadão, incluindo  a intrusão naquilo que pode ser considerado a identidade individual dos cidadãos. De facto, a  inclusão de foto máscaras do primeiro Presidente da República, Dr. António Agostinho Neto e do actual Presidente José Eduardo dos Santos no novo modelo do Bilhete de Identidade, não é mais senão um exemplo  do que acabamos de dizer.


O Fórum de Concertação Política acha, que está chegado o momento de apelar aos cidadãos para exercerem o seu direito de cidadania, pronunciando-se em relação à três questões da actualidade política nacional, participando na campanha de recolha de assinaturas para o seguinte abaixo assinado sob  o título de:
 


ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AGORA
 
 
 
 


ABAIXO-ASSINADO
 
 
 
 


Nós, angolanas e angolanos abaixo assinados, declaramos livremente que:
 
 


1. Queremos uma constituição do Povo para o Povo;
 
 


2. Queremos um bilhete de Identidade (B.I.) sem fotogravuras de   

    Presidentes da República;
 


3. Queremos que Sua Excelência. O Sr. Presidente da República

    convoque as eleições  presidenciais AGORA, de acordo com a Lei

    Constitucional e com o compromisso que ele  próprio assumiu com    

o Povo.    
 
 


       Nome    completo         Nº B. I. ou Cartão
    De Eleitor
    Assinatura
       
     

A partir de hoje, esta campanha  é lançada em todo o País. Participe. 
 
 


Luanda, aos 19 de Novembro de 2009
 
 


O Fórum de Concertação Política