Luanda - É com grande dor e consternação, que a família e a Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) tomaram o conhecimento do desaparecimento físico da sua filha, avó, mãe, bisavó e irmã em particular ocorrido no passado dia 27 de Novembro de 2009 pelas 06 h 00 vítima de doença.

 

Fonte: Club-k

Fineza Mpemba Sukami, filha de Sukami Baka e de Makumbu, natural de Ngondo, município de Ambuila, província do Uige, nascido aos 20 de Setembro de 1894; em 1957, foi baptizada pelo pastor Tavares Alberto Bomba, sendo assim, foi cristã firme até a data da sua morte.


Ela foi órfã de pai e mãe, mãe de seis (6) filhos, dos quais: três falecidos e três em vida, sendo dois masculinos e uma feminina; Com 22 Netos, 46 Bisnetos e 13 Trisnetos.


Avó Fineza, como carinhosamente era chamada pelos filhos, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos da família, quando em vida deu o seu contributo a pátria, sendo militante da antiga UPA hoje FNLA no município de Ambuíla Devido a instabilidade política, refugiou-se para Zaire, actual República Democrática do Congo em 1964; Em 1975 regressa a Angola sua terra natal propriamente no município de Ambuíla.


De 1979 a 1984, residiu em Ndalatando, em companhia da sua neta Merneza Paulo Sampaio, onde cuidou dos seus bisnetos. Depois deste período, a família desloca-se a província do Uíje, onde permaneceu durante 6 anos. Em 1991, por razões de várias ordens fixaram definitivamente a sua residência em Luanda junto de sua filha e netos até o último dia 27 de Novembro de 2009, dia em que Deus recebeu a sua alma.


Participou positivamente na parte da família marital bem como na educação, incentivou bastante no conhecimento da língua materna, isto é, aos bisnetos e trinetos, considerando-a uma biblioteca da família, sendo conselheira e amiga de todos tratando-os da mesma forma sem distinção.


Adeus Mãe, Adeus Avó, Adeus Bisavó, Adeus trisavó.
Nós te amamos e te amaremos para sempre!
Que a sua alma descanse em paz em nome de Jesus!
 
Luanda, 01 de Dezembro de 2009