Lisboa – Uma corrente conotada com  Fernando da Piedade “Nando” e a  Helder  manuel “Kopelipa” é  apresentada, em meios restritos do circulo presidencial, como “opositora” da vontade  de mudança que   José Eduardo dos Santos (JES) manifesta em  fazer   no  regime.  JES que aparenta “não confiar mais em ninguém”  arrastou as suas manifestações de “vontade de mudança” para foruns mais alargados.


Fonte: Club-k.net


O sinal mais visível desta sua  “vontade de mudança” foi sentido numa  reunião  do Comitê Central do MPLA realizada no mês passado ao qual apresentou o seu “novo pensamento” em relação a corrupção no goveno do MPLA e o procedimento de pessoas de ma fé.

 

Em duas reuniões passadas (Conselho de Ministro e Comitê Central) JES  já havia usado um discurso entendido de que passaria a  proceder a processo judicial contra os que lapidam bens do Estado.


Depois de as reuniões em referencia ,   passou a fazer sentido no entender de observadores atentos de que de facto  JES passaria a por na cadeia membros do regime. A algumas  semanas atrás surgiram  ventilações de que era do seu interesse prender  o antigo Ministro das Finanças, José Pedro de Morais por  motivações de difícil constatação. Aparentemente assustado, Pedro de Morais Junior  terá contactado  o General “Kopelipa”, a fim deste,  influenciar JES a  abortar a pretensão de prendê-lo.


O novo discurso “anti- corrupção” é no seio da oposição e  da sociedade civil visto como “charme” tendo em vista ao congresso do MPLA este mês. No congresso passado,  de 2004 houve  uma campanha de desinformação parida do gabinete presidencial  que insinuava ocorrência de uma reunião no futungo de belas  a qual JES teria pedido aos seus próximos que abdicassem da corrupção e que se dedicassem a nação. Circulou depois  informações “maliciosas”  destinada conotar um ex-membro do seu gabinete, José Leitão como progressista a estas praticas menos boas. Na altura o mesmo havia se demitido de todas funções a nível do regime.