1 . Estão a ser assinalados acções de influência das autoridades (círculo presidencial, em especial), tendo em vista fazer com que interesses empresariais da elite ligados ao regime entrem no grupo do empresário Valentim Amões, que em Janeiro de 2008 morreu num acidente de aviação no Huambo  (também pereceu um filho que estava destinado a suceder-lhe).
É política a razão-chave da movimentação das autoridades; factores em que a mesma se consubstancia:

-  Valentim Amões era uma personalidade de elevado prestígio no Huambo, sua terra natal, mas igualmente em todo o Planalto Central (área de implantação umbundu);  em termos de prestígio/popularidade não tinha equivalente.
 
-  Parte substancial da sua boa reputação provinha do dinamismo que denotava como empreendedor e da sua apurada consciência social, mas também do seu espírito benfazejo; reanimou a economia local, investindo na recuperação de unidades fabris e criando emprego; através de uma ONG filantrópica,  Bembwa, amparava grupos de desfavorecidos (mutilados de guerra, orfãos, etc.) e as Igrejas, sem distinção, na acção social das mesmas (nas vésperas da sua morte tinha prometido ao Arcebispo do Huambo um avultado donativo para reabilitação da missão do Bailundo).

-  A sua memória e o seu legado, pela natureza positiva de ambos, devem aproveitar o regime e os seus interesses, até pelo facto de Valentim Amões ter sido filiado no MPLA; não devem aproveitar outros (a UNITA, em especial); há que ajustar a composição do grupo e a sua acção, em especial a de alcance social,  a esse fim. 

Fonte: Africa Monitor