Luanda - A polícia em Cabinda deteve este  domingo ao cair da noite,  o correspondente Zé Manuel ao serviço da VOA Voz d’América e o jornalista Francês Benoit Faucon, do Dow Jones Newswires de Londres.


*A. Neto
Fonte: VOA/Angola24horas

 

Não foram avançadas as razões que determinaram a  detenção dos dois profissionais da comunicação social quando testemunhas no local  associam o sucedido a algumas fotografias captadas pelo repórter internacional sobre o estádio do Chazi que irá albergar a série “B” do campeonato africano de futebol.


Os jornalistas estão detidos na Direcção Provincial de Investigação Criminal ainda sem processo e sem acusação formal.


Benoit Faucon é prestigiado repórter na Europa, especializado em assuntos petrolíferos e trata geralmente de questões ligadas ao Médio Oriente. Possui uma larga gama de reportagens, muitas delas destacadas nas páginas principais do Wall Street Journal do velho continente.


Por vir a  albergar a série “B” da Taça d’Africa das Nações, Cabinda província setentrional de Angola a par de Luanda, Benguela e Lubango, é alvo da atenção de vários visitantes entre os quais estão os homens da imprensa internacional.