Luanda - Discurso do presidente do grupo parlamentar da FNLA, senhor  Ngola Kabangu,  na sessão lenária para a aprovação dos projectos do plano nacional e o orçamento geral do estado,  dia 14 de dezembro de 2009.

 

Excelência, senhor presidente da assembleia nacional,

Excelentíssimo senhor primeiro-ministro,

distintos colegas deputados,

Excelentíssimos senhores membros do governo,

 

ImageA sessão de hoje será marcada, estamos certos, por mais um debate frontal e democrático entre o governo e a assembleia nacional. esperamos, pois, que essa postura contribua para a consolidação da democracia pluripartidária em angola.


Durante a sessão anterior, consagrada aos debates na generalidade, o nosso grupo parlamentar fez algumas observações, formulou certas críticas mas não deixou, como sempre, de emitir alguns subsídios que, pensamos, possam ajudar o governo a imprimir mais rigor e transparência na gestão da coisa pública.


No tocante às assimetrias regionais, que todos reconhecem, também não ficamos pelas simples críticas, mas avançamos algumas sugestões que vão no sentido de corrigir certas políticas sectoriais que penalizam sobremaneira algumas províncias do norte e do leste do país.


Referindo-nos à situação dos nossos compatriotas expulsos dos dois congos, reiteramos o nosso apelo para que se envidem os maiores esforços no sentido de assegurar-lhes um melhor enquadramento sócio-económico, no seio das comunidades.

 

Sobre os debates na especialidade, podemos afirmar que eles deram-nos, a todos nós, uma outra oportunidade de aprofundarmos a análise dos projectos do plano nacional e do orçamento geral do estado.

 

Também, a este nível, o nosso grupo parlamentar não se limitou a criticar e a fazer meras observações. fizemos sugestões e apelamos ao governo para que  corrija e reajuste certas  políticas sociais a fim de melhorar paulatinamente a vida dos angolanos, de cabinda ao cunene.

 

Numa só palavra, podemos afirmar que a nossa grande preocupação continua a ser a boa governação e o combate à miséria e à pobreza.

 

Com a aproximação da quadra festiva, gostaríamos de apelar ao excelentíssimo senhor primeiro ministro para que oriente o ministério do comércio   que, através dos mecanismos apropriados, exerça uma rigorosa fiscalização dos preços dos principais produtos alimentares e outros de primeira necessidade, permitindo assim aos angolanos, em todo o território nacional, passarem uma quadra festiva digna e com o mínimo para comerem.

 

Terminamos, desejando à sua excelência senhor presidente da assembleia nacional e aos seus mais próximos colaboradores, ao excelentíssimo senhor primeiro ministro e aos demais membros do governo,  aos distintos colegas deputados, aos funcionários e a todos os grupos parlamentares, festas felizes com saúde e paz.

 

Muito obrigado