Nas lides da FNLA desde 1991, onde foi ocupando cargos de direcção na estrutura juvenil do partido, Tó Zé confessou que o arrastar da situação interna no partido provocou em si um certo desencanto que determinou na sua cessação da militância neste partido histórico. 

«A minha formação e educação não permitem permanecer num partido que está permanentemente em conflitos. Esta situação fez com que não me revisse mais na FNLA. Neste partido continua a pensar-se ao estilo dos políticos dos anos 60 e 70 e para o caso da FNLA penso serem questões de ciúmes que estão na origem desta situação que já se arrasta há mais de dez anos.»

O capital acumulado ao longo destes anos de trabalho em que esteve sempre muito próximo de Holden Roberto, vai ser aproveitado por Tó Zé que, após um longo período de reflexão, já decidiu aceitar um convite para liderar a Aliança Nacional Independente de Angola.

«É um novo desafio que assumi, porque já venho sendo abordado por um grupo de jovens que compõem este partido e que estavam à procura de alguém que pudesse levar o partido adiante e eu aceitei este desafio. Eu sou jovem não podia continuar amarrado aos problemas daqueles mais velhos. Tenho projectos e uma perspectiva evolutiva, por isso saí.»

Até antes da sua deserção, José Fernando Fula desempenhava as funções de assessor de Ngola Kabangu para os assuntos parlamentares, além de liderar a ala juvenil deste partido.
 
  Fonte: VOA