Luanda - Adalberto Costa Júnior secretário do património da UNITA a quem coube a responsabilidade de apresentar ao público o livro com os Discursos e entrevistas de Jonas Savimbi afirmou que “Jonas Malheiro Savimbi foi um protagonista da vida política e militar de Angola, desde os anos 50 até aos nossos dias”.


Fonte: Unitangola

Discursos e entrevistas de Jonas Savimbi, publicados em livro

O secretário do património da UNITA reconheceu que esse protagonismo está além da sua própria morte, sublinhando que “ainda hoje a figura de Jonas Savimbi e os seus discursos e carisma são referencia constante de um número incontável de angolanos e não só”.

 

“Na sua maioria recordam-no pela forma forte e corajosa como defendeu os seus ideais e em contraste em função da extraordinária degradação dos valores políticos, éticos e sociais, na sociedade angolana dos nossos dias”, sustentou Adalberto Costa Júnior.


Segundo afirmou, o governo angolano e a sua propaganda pretenderam transformar Jonas Savimbi na causa de todos os males de Angola.


“Na verdade, após a sua morte, ocorrida em Fevereiro de 2002, o governo angolano ficou exposto às suas próprias políticas, aos vícios cada vez maiores de uma longa estadia no poder, à elevadíssima corrupção dos seus governantes, surgindo como que por efeito relacionado, uma cada vez maior procura de textos, de literatura publicada, com o pensamento de Jonas Savimbi”, explicou.


Os jovens, estudantes universitários e os militares estão entre os que mais procuram pelo pensamento de Jonas Savimbi.
A obra em causa contém as principais intervenções de Jonas Savimbi, no período entre 1976 a 1991.


“Retrata as alocuções efectuadas nos momentos mais marcantes, nomeadamente na abertura ou encerramento de Congressos, conferências nacionais e reuniões estratégicas e entrevistas”, esclareceu ainda o dirigente do galo negro.


Quer os discursos, entrevistas e cartas reflectem a época caracterizada pela guerra – fria no plano internacional e por uma guerra civil interna com presença em Angola de um elevado contingente militar russo - cubano, em apoio ao MPLA.


“Angola tinha sido transportada oficialmente para a esfera soviética, adoptando o comunismo e o “socialismo científico” como bandeiras e modelos de organização militar, politica, económica e social. Os angolanos experimentaram nestes anos, os excessos ideológicos e as suas consequências sobre as famílias e singularmente sobre cada cidade”, sublinhou Adalberto Costa Júnior.


“Jonas Malheiro Savimbi foi um líder político-militar forte e possuidor de grande carisma. A sua oratória fez dele o dirigente político de maior poder de comunicação da sua época, quiçá um dos maiores da história politica angolana”, acrescentou ainda o dirigente politico, enfatizando que “muitos leitores desta obra, lembrarão ter escutado alguns destes discursos, em transmissões da rádio Voz do Galo Negro, que emitia em ondas curtas à partir da Jamba e que apesar de proibida de ser escutada fora dos territórios sob controlo da UNITA, era religiosamente acompanhada em todo o país”.


Para Adalberto Costa Júnior, a história de Angola não está ainda escrita na sua pluralidade de participação e heroicidade de inúmeros nacionalistas que tudo deram em prol da independência nacional e da conquista da liberdade.


“Aos jovens de hoje, é-lhes ensinada uma história parcial, identificada com os interesses apenas de um partido. Por essa razão é importante a publicação de textos com conteúdo histórico, aguardando que um dia, alguém com responsabilidades relevantes no aparelho do estado, com equidistância e serenidade bastante, proporcione um trabalho sério a investigadores e historiadores que produzam para as gerações vindouras a HISTORIA DE ANGOLA”.