Luanda - A FNLA de Ngola Kabangu quer o enaltecimento de duas figuras da sua organização, Rosário Neto e Mekuiza-Mekuenda, entre os heróis nacionais.

Fonte: Apostolado
 

ImageAvançou com esta tese numa “declaração alusiva ao 49º aniversário da revolta patriótica Baixa de Kassanji”, enviada ontem ao Apostolado.

 

A declaração refere que aqueles seus malogrados militantes figuram entre os sobreviventes que testemunharam a ocorrência para a posteridade.

 

«Para a FNLA e, porque não, para Angola, André Rosário Neto e João César Conceição, aliás Mekuiza-Mekuenda, devem figurar entre os heróis aos quais a Nação deve veneração», sustenta o documento.

 

Relativamente à própria revolta, a declaração estima que ela «fez daqueles outrora humildes camponeses, Mártires venerados por todos, porque o seu exemplo difícil de seguir é deveras extasiante e impõe recolhimento e respeito.»

 

A revolta de 4 de Janeiro de 1961 designa o protesto dos referidos camponeses contra as condições de exploração do seu trabalho nas plantações de café, eivado da revindicação pela independência de Angola. 

 

A repressão do movimento pelo poder colonial, exercido por Portugal levou ao desencadeamento de uma luta armada d pela independência, conseguida em 11 de Novembro de 1975.

 

A autoria do movimento acabou por dividir as duas maiores organizações nacionalistas da época, a UPA (pioneira da FNLA) e o MPLA (hoje no poder).