Lisboa - A Radio Despertar esta a ser alvo de criticas por ter castrado parte dos últimos pronunciamentos do docente universitário, Fernando Macedo  feito naquela emissora a margem da  aprovação da nova constituição ao qual se incluía uma critica ao partido do “Galo Negro”.


Fonte: Club-k.net


No  posicionamento  de Fernando Macedo,   foi identificado um parecer que referia a   UNITA  como  ingênua ao acreditar que o tribunal constitucional ira dar  um parecer honesto quanto  a violação que se observa  na aprovação da lei constitucional. Macedo   opinou  ainda que a mesma UNITA deveria ter abandonado o debate constitucional.


De acordo com uma composição de dados, aquela emissora  achou por bem castrar estas partes do posicionamento do  docente universitário por considerar “serem criticas a UNITA”.  Antes de a entrevista ter ido ao ar, um alto responsável da UNITA, Marcolino Inhany que responde pela comunicação e marketing foi  citado como tendo se oposto ao estrato em referencia, o que encorajou o editor a fazer cortes na entrevista.


De recordar ainda que a mesma Radio é apontada como sensacionalista a figuras oposta a linha  política da direcção da UNITA. No mês de Novembro, um professor universitário, José Pedro Katchiungo foi entrevistado pela “Despertar” ao que provocou frieza sob alegação de que o mesmo é próximo a Abel Chivukuvuku. Pedro Katchiungo foi  no passado responsável dos serviços de informação junto a representação da UNITA em Portugal e igualmente mandatário da candidatura de Jonas Savimbi em Benguela nas primeiras eleições realizadas no país. As  posições na entrevista que deu a Radio não foi do agrado de sectores da comunicação  daquele partido da oposição.


A censura na Radio Despertar é criticada por figuras da sociedade civil. O jornalista Jorge Eurico foi um dos primeiros a denunciar que a UNITA estava a fazer o meso que faz o MPLA com as rádios publicas.


Dado a linha “partidarizada” notada, o MPLA na voz do seu ex Secretario para Informação ameaçou reportar as instancias máximas no sentido de provocar o seu encerramento. Reagindo o porta voz da UNITA, Alcides Sakala adiantou que a Radio era comercial.