Luanda - A Nova Democracia (ND - União Eleitoral) parabenizou o MPLA pela forma aberta e livre como conduziu os debates e os outros acontecimentos que conduziram à aprovação da Constituição.


Fonte: Angop

 
No seu ver, a discussão aberta, onde todos tiveram a oportunidade de dar a sua opinião, é demonstrada na aprovação por consenso na Comissão Constitucional da maioria dos artigos, especialmente nos ligados aos Direitos e Deveres Fundamentais.

 
Já o líder da bancada da FNLA, Ngola Kabango, disse que apesar do número reduzido de deputados, o seu partido demonstrou, uma vez mais, o seu sentido patriótico, pois onde os interesses da Nação primavam não hesitavam em buscar consensos com outros membros da Comissão Constitucional.

 
No tocante às questões profundamente divergentes, votaram de acordo com os seus princípios e consciência, pois não priorizavam as posições ideológicas e políticas do seu partido, uma vez que o que conta para a sua organização é assegurar a continuidade do Estado angolano.

 
Por seu turno, o PRS defendeu que a Constituição deveria institucionalizar um órgão independente encarregue de gestão reguladora para garantir e salvaguardar a independência perante o Governo e os demais poderes públicos e assegurar a expressão e conforto das diversas correntes de opinião.
 

Quanto às eleições provinciais, o partido entende que além das autarquias, para melhor difusão da democracia e desenvolvimento, é necessária a institucionalização das assembleias provinciais e a eleição dos governadores.