C O M U N I C A D O

Namibia - A Liga Angolana dos Direitos Humanos (LADH), repudia com veemência a cobarde decisão do governo angolano deirigido por José Eduardo dos Santos a forma como conduziu o plano do Projecto de nova Constituicão que, finalmente sem consultar a opinião pública interna, o MPLA, acabou por aprovar aos 21de Janeiro de 2010, o qual so beneficia os interesses da minoria e não so preve ainda a eleição do Presidente da Republica pela Assembleia Nacional e não mais atraves do voto popular em eleições directas.

Fonte: LADH
 
 
Recorde-se, o regime cadúco do MPLA, na sua pratica constumeira de reprimir toda e qualquer contestação a sua desastrosa accão governativa, o regime de José Eduardo nem, se quer prestou a opinião popular angolana sobre a nova Constituição, e muito menos, deu entrada a mesa as opiniões diferentes dos Partidos Politicos sem e com assento a Assembleia Nacional, ignorando sobremaneira os principios democraticos que pressupõem a liberdade de expressão, de reunião, de reivindicação a escolha dos seus representantes legitiomos.        
 

A LADH manifesta o seu sentimento de repulsa pelo golpe Constitucional efectuado pelo MPLA, o que constitui uma fraude a soberania do povo angolano e ao direito a participação politica e civa na condução dos destinos da Nação, um direito que foi  pura e simplesmente negado ao povo angolano. Todavia, é de notar que em 1975, após a declaração da Independência a 11 de Novembro, o MPLA por via da Violência armada, dirigida contra o povo com auxilio de obscuros interesses estrangeiros usorpa o poder violando de imediato o mais elementar direito de um povo o direito de eleger quem o representa e quem o governa. Defendendo uma filosofia de estado de cariz maxista-leninista, o MPLA, mergulha Angola numa espiral de constantes violações dos direitos humanos, o que importa salientar que este é o sistema democratico que quer se impor a II republica angolana, da qual muitos dos nossos melhores filhos e irmaos verteram o seu sangue.
 


Com o surgimento desta paz militar, que o angolano vive, mesmo ainda perante um regime ditatorital, a LADH, apela ao governo angolano a dar corpo ao um sistema governativo baseado nos principios democraticos que promovem o respeito pelos direitos humanos e as liberdades Fundamentais sem discrininação politica porque, contrariamente ao que se sucede em Angola, tudo visa a exploracao do homem pela Nomenkaltura do poder.
 

Todavia É urgente reconquistar a dignidade e o orgulho dos Angolanos! é urgente a mudança do regime, não aceitando a continuidade de um poder ja por demais cadúco e inabil.
 

Mais uma vez, apelamos para uma mudança que pugne pela necessidade do reconhecimento do valor humano e as suas liberdades considerando que todos   nascem iguais, e na sua sequência tambem, de que todas as tribos se devem pela igualdade de direitos, afastando definitivamente a ideia de privilegiados de desprotegidos, e não uma mudança dividida entre individuos que apenas tem obrigações e deveres e individuos que apenas direitos e privilegios.
 

Para mais informações Contactar Tel: + 264- 61- 23 61 83
 
Aos 26 de de Janeiro 2010 - Windhoek / Namibia