Ana Paula dos Santos está desde segunda-feira em Baku a participar no Fórum Internacional Sobre o Papel da Mulher no Reforço do Diálogo Inter- Cultura, que decorre de 10 a 11 do corrente mês.

Na academia de Baku, a primeira dama recebeu, do actual reitor Siyavus Qarayev e de outros docentes, informações sobre o funcionamento da instituição e percorreu as suas instalações.

Informações sobre o comportamento de José Eduardo dos Santos, quando estudante, e as actividades por si desenvolvidas, tendo em conta a sua função na época, de chefe dos estudantes angolano na ex–União Soviética (URSS), foram igualmente dadas a Ana Paula dos Santos e a delegação que a acompanha.

Na ocasião, a visitante recebeu como oferta um mapa da cidade de Baku, cópia de uma prova efectuada em 1965 pelo então estudante, actual Presidente da República, bem como teve acesso à fotografias que retratam as suas actividades na instituição escolar.

Ana Paula agradeceu o gesto e exprimiu a satisfação em conhecer o local onde o Presidente angolano passou parte da sua Juventude.

Por seu turno, o reitor manifestou a disposição da instituição continuar a formar angolanos.

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, frequentou a Academia de Petróleo e Gás de 1964 a 1969, onde obteve a sua formação em engenharia de petróleos. Embora ter estado na antiga União Soviética, desde 1963.

A Academia de Petróleo e Gás de Baku tem sete faculdades, entre elas a de Petróleo . Formou desde 1961 até a presente data quatro mil estudantes estrangeiros de 80 países, dos quais 77 angolanos.

* Enviada especial
Fonte: Angop