Luanda - Do actual executivo da Juventude Unida Revolucionaria de Angola, braço juvenil da UNITA, só Osvaldo Júlio disse sim a pré- candidatura a direcçao daquela organização juvenil, cuja renovação de mandato acontece em Abril próximo, aqui em Luanda.
 

*Félix Garcia
Fonte: Jornal Angolense


O actua Secretário Geral da da organização juvenil da UNITA, Liberty Marlin Chiyaka, faz silencio em relação a sua provável recandidatura ou não. Membros da JURA contactados pelo Angolense entendem a atitude como sinal de medo por não ter feito muito durante os quatros anos que esteve na direcção (não foram capazes de mobilizar e ter uma boa representação na Assembleia Nacional).


Há quem diga que tem receio de ser derrotado nas urnas e por isso, recua e não avança para um segundo mandato, mas ainda nada está oficializado. Tudo pode  acontecer!


Membro do actual executivo, Marta Solange, filha de catetes e eovimbundos, disse a este jornal que não vai avançar, mas não tem medo de ser chumbada nas urnas pelos militantes e argumenta” temos o sentimento do dever cumprido. Tivemos muitas dificuldades e ainda assim o nosso trabalho foi realizado, consistiu na expansão da JURA em todo o país”, gabou-se. A jovem que representa o braço juvenil   da  UNITA afirmou que os militantes e a direcção do partido do qual é membro são da mesma opinião.


“ Isso ficou expresso na ultima reuniao que tivemos. Fomos elogiados”, reiterou.


Quanto a não assumpção de uma candidatura, não demorou e respondeu: “a minha idade é um impedimento. Angola ractificou a Carta Africana da Juventude, que veta os maiores de 35 anos  de idade a candidatar-se para um cargo juvenil”, justificou.


“Queremos ser a ponte entre as autoridades e os jovens”


Candidato asumido ao cadeirão agora ocupado por Liberty Chiyaka, Osvaldo Júlio, Secretário Nacional para comunicação (na foto), vai dizendo que há muita coisa por se fazer, mas o plano foi cumprido pela metade, contrariando Marta Solange.


“ Penso que a JURA devia estar mais próxima dos jovens. Devia ainda reivindicar, junto das autoridades, uma atenção especial”, disse.


Para ele, a UNITA cresceu muito graças ao empenho da sua organização juvenil. Por isso, hoje a direcção do Partido é integrada por muitos jovens.


Acrescentou que a JURA devia ainda influenciar outros sectores da sociedade para a busca de soluções, sobretudo dos maiores problemas que afectam a juventude angolana. Desemprego, habitação, oportunidade de formação e emprego, são outros dos problemas apontados  pelo nosso entrevistado.


“ em relação a direcção do nosso braço juvenil, esperamos dar continuidade ao que foi bem feito, melhorar o que não foi bem feito e fazer o que devia ter sido feito.”, garantiu, no calor de um candidato ao cadeirão agora ocupado por Liberty Chiyaka e disse mais: “ pretendo tornar a JURA numa organização dinamica, ou seja , fazer dela a alavanca da UNITA, tendo os desfios  dos próximos tempos, sobretudo as eleições de 2012”, avançou.


Liderar o movimento associativo é outros dos desafios desse candidato. Outra intenção consiste na aposta da formação para  os jovens nacionais e a nivel interno. Quanto questionado como a JURA, organização de um Partido, pode influenciar na formação dos angolanos e se não passa de politica, Osvaldo Júlio defendeu-se e disse que é possível influenciar as autoridades através do Conselho Nacional da Juventude.


“ É possivel que se criem condições para que a juventude tenha oportunidade e facilidade de estudar”, afirmou. No seu entender, é uma obrigação preparar os jovens para o futuro, seja  de um ou outro partido, porque o objectivo é Angola.


“ Para as mudanças que se pretendem, é preciso apostar-se no homem” enfatizou. Uma das muitas apostas do pré- candidato passa pela cooperação com organizações juvenis das igrejas, de luta contra o HIV-SIDA e de outras endemias.


Na mesma senda, que caso seja eleito  para a direcção da JURA vão precisar do apoio da direcção do Partido para a materialização do programa traçado.


Estudante do 4º ano do curso de Sociologia, pela  Faculdade de Letras e e Ciencias Sociais-UAN,  Osvaldo Júlio é de Luanda, nasceu no município do Cazenga, em 1978. A JURA tem neste momento quatro candidatos à sua direcção, são os casos de Helda Eduardo Matos, Manuel Kamuary, Nfuka Muzemba e Osvaldo Júlio.


Na próxima semana será anunciada, na reuniao do Comité Nacional,  a composição a comissao organizadora do Congresso, cujo o mês para a sua reaização é Abril próximo. Liberty Chiyaka é o actual Secretário Geral da Juventude Unida Revolucionaria  de Angola-JURA, braço da UNITA.