Lisboa -  Segundo o boletim África Monitor (AM), não está apurado ter sido um AVC o problema de saúde de que Fernando da Piedade Dias dos Santos foi recentemente acometido; circunstâncias em que o episódio ocorreu, designadamente a decisão da sua urgente evacuação para Londres, na antevéspera de tomar posse como vice-PR, retiram ao caso carácter rotineiro.


Fonte: AM

Foi nomeado Vice Presidente sem ser consultado

Em consequência de lesões sofridas num antigo acidente de viação, F da Piedade Dias dos Santos passou a sujeitar-se a exames clínicos regulares no Cromwell Hospital, em Londres. Tal motivo, porém, não poderia constituir razão de força maior para agora partir inesperadamente de Luanda, antes de tomar posse de um alto cargo.


2 . F da Piedade Dias dos Santos não esperava, de facto, que a escolha do nome do vice-PR, uma decisão do inteiro critério de José Eduardo dos Santos (JES), viesse a recair na sua pessoa. O facto é considerado demonstrativo de que JES não o sondou e/ou consultou em tempo devido – procedimento verificado também noutros casos.


Num círculo que lhe é próximo circulam sugestões segundo as quais ficou surpreendido/confundido quando JES lhe comunicou que era ele a sua escolha e contaca com a sua anuência; intimamente aparenta não acreditar ser ele que JES tem em mente para lhe suceder, o que dá à escolha carácter transitório.


Conjecturas pertinentes indicam que se a substituição de JES for efectuada debaixo do controlo pessoal e político que a nova constituição lhe permite, o vice-PR a indicar em 2012, como seu substitiuto tendencial, será o actual presidente da Assembleia, Paulo Cassoma, ou o seu próprio filho, José Filomeno dos Santos.

 

3 . Indivíduos que privam com F da Piedade Dias dos Santos referem que ultimamente ele vinha igualmente exibindo incomodidade face à “reabilitação” de Fernando Miala, patrocinada por JES. F da Piedade Dias dos Santos influenciou em 2006 o afastamento de F Miala, com o qual mantém antigas desavenças.


De acordo com previsões então consideradas plausíveis, a “reabilitação” de F Miala está a ter incidência especial no campo dos negócios (revitalização de antigos, lançamento de novos). Está muito activo. Não parece estar nos planos de JES voltar a atribuir-lhe funções políticas.