Falando no acto de encerramento da III Conferência Provincial da UNITA em Luanda, que elegeu 48 pré-candidatos a deputados, o líder do Galo Negro afirmou que os candidatos eleitos devem estar imbuídos do sentido de servir os angolanos e não se servirem eles próprios.

“Os próximos deputados deverão estabelecer uma relação mais próxima com o cidadão. Os angolanos querem um parlamento que se imponha como um órgão de soberania que não ande a reboque de outras instituições, como acontece nos dias de hoje, em que tudo é decidido no Kremlin -sede do MPLA- e não na casa das leis”, fim de citação.

Isaías Samakuva referiu por isso ser necessário trabalhar para que em Setembro o seu partido alcance uma maioria qualificada na Assembleia Nacional. “Na eleição de Setembro o povo não irá apenas votar nos currículos ou nos anseios de ter uma casa e um carro, mas sim no melhor programa de Governação a ser apresentado pelos partidos”, disse Samakuva, tendo apelado aos presentes para que todos sejam agentes da mudança.

Segundo disse, o agente da mudança estuda e explica ao eleitor o programa da mudança que fala de medidas concretas para a solução dos problemas do dia-a-dia das populações.

Fez votos que saídos da conferência ora realizada todos partam para as tarefas de mobilização com vista a garantir a vitória da UNITA nas eleições de Setembro. Para Samakuva, a partir de Setembro, Angola será governada em alternância e no interesse de todos.

Recorde-se que a conferência provincial da UNITA em Luanda, contou com a participação de 711 delegados e 152 pré-candidatos a deputados da Assembleia Nacional, dos quais 38 foram eleitos para o círculo nacional e 10 repartidos em 5 efectivos e 5 suplentes, eleitos para o círculo provincial.

Os trabalhos decorreram de 11 a 13 de Junho, no Complexo da Sovsmo em Viana, dirigidos pelo Secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa, com o apoio de 3 subcomissões nomeadamente, as de Mandatos, Eleitoral e de Redacção.

Fonte: Unitaeuro.com