Lisboa - A UNITA, esta em vias de enfrentar dificuldades destinadas a subverter o  programa alusivo ao  44  aniversario da sua  fundação (13 Março) e  que prevê  realizar no município do  Bocoio, a 102 quilómetros da cidade de Benguela. A acção da subversão esta sob alçada de uma comissão técnica de acompanhamento do Serviço de informação  (SINFO)  para missões pontuais de recolha de dados naquela província.


Fonte: Club-k.net

Autoridades tencionam atribuir á UNITA 3% de votos nas eleições de 2010

No seguimento da estratégia,  Deolinda Valiangula, a adminitradora local do Bocoio  foi  instruída a comunicar formalmente  o Secretariado provincial da UNITA que as autoridades  irão  utilizar de 11 a 14 de Março,  o largo “1º de Maio”, onde este partido pretende realizar o seu programa. 


O SINFO  em Benguela é descrito como muito activo quanto as acções de subversão de política “do lado oposto”. A sua  Delegação Provincial   fica num edifício de dois andares      junto do Sindicato Provincial da Juventude e Desporto  Educação, em frente  do Comando   Provincial da Policia Nacional de Benguela. É chefiado por delegado identificado por Delfim.


O plano  do  regime, a ser executado pelo SINFO  prevê  encetar  desturbios (aliciamentos, sabotagens de actividades etc)   na UNITA destinados a criar  imagem de fraqueza para justificar  futuros resultados eleitorais. (O regime tenciona atribuir 3% dos votos a UNITA no escrutionio de 2012 ao qual necessita criar factos para haver aceitação popular).


Factos relevantes:


- JES orientou recentemente ao CC do MPLA para estudar estratégias sobre as eleições de 2012; a acção cria a justificação segundo a qual o partido governamental “já começou a trabalhar há muito tempo enquanto que a UNITA esta distraída”


- Nomeação como embaixador de dois membros da comissão política da UNITA para causar  imagem de fuga de figuras de proa.


Na referida estratégia o SINFO estabeleceu como grupos alvos: Dirigentes da UNITA, – estudantes, filhos e filhas de dirigentes da UNITA com uma visão de saber prestar declarações no quadro informativo, familiar de dirigentes da UNITA com responsabilidades – chaves no partido, pessoas de alta confiança para com os dirigentes da UNITA e amigas de familiares de dirigentes da UNITA.


3º Métodos de penetração


a) Ciclos de amizades em vários locais de impacto social.

b) Laços familiares

c) Espírito de camaradagem na vizinhança com os militantes da UNITA nos locais residências (bairros).