DECLARAÇÃO SOBRE O 13 DE MARÇO

 

A UNITA, União Nacional Para a Independência Total de Angola, é um Partido Político, Patriótico, de âmbito Nacional, fundado a 13 de Março de 1966 no Muangai Província do Moxico, por um grupo de homens abnegados em que pontifica o Dr. Jonas Malheiro Savimbi, para instrumento de luta contra o colonialismo português e todas outras formas de dominação e de exploração.

 

Nesta longa epopeia de 44 anos, dos quais 36 sob liderança do Dr. Jonas Savimbi, a UNITA empenhou-se a par de outros movimentos históricos, na luta anticolonial, que resultou no acordo de Alvor que prévia a realização de eleições livres e a proclamação da Independência em 11 de Novembro de 1975, cujo desfecho frustrou a expectativa dos angolanos. Por imperativo de consciência, a UNITA assumiu a vanguarda na luta dos angolanos contra o exclusivismo de Partido único, para a instituição do estado de Direito e de Democracia multipartidária, conquistada através dos acordos de Bicesse em 1991.

 

Como sempre, no interesse de Angola e dos angolanos, volvidos 8 sob Liderança do Dr. Isaías Samakuva, é reconfortante constatar que a UNITA continua firme e fiel ao ideal de Muangai e a sua causa é hoje abraçada por todos angolanos, sendo notório o seu papel de líder do aprofundamento democrático em Angola, a sua implantação real no espaço Nacional consubstanciada nas jornadas patrióticas pelo país a dentro, o que tem permitido manter acesa a chama de Muangai através do contacto directo entre a Direcção e a Base. É igualmente notória, a sua participação destacada nos fóruns internacionais, o reconhecimento da IDC enquanto principal centro dos Partidos verdadeiramente democráticos do Mundo, pelo desempenho da UNITA, tendo sido eleita à vice Presidente para África e a Presidente para a Região Austral da África, a recepção pelo Papa Bento XVI no Vaticano, na condição de primeiro líder de um Partido angolano a merecer esta honra.

 
 
 

Esta luta consentida voluntariamente por angolanos de todos espaços culturais e estratos sociais de Angola, transformou a UNITA num movimento de mártires e heróis, onde se destacam dentre vários, o Dr. Jonas Savimbi, Eng.º António Dembo, Gaston Smart Tchata, Filipe Samuyoleno, Joao Galiano de Sousa e Silva”MBula Matadi”, Gen. Kulunga; Aurélio Tchipaco Vida de Deus, Maria Nakamenla, Judith Bandua, a quem neste momento que se comemora mais um aniversário, o Secretariado Geral da UNITA, prestar uma merecida homenagem.

 

Apesar das conquistas até aqui alcançadas, o Secretariado Geral do Partido, constata que a exclusão, as injustiças, o autoritarismo, o espólio e a ditadura, aperfeiçoaram-se, em prejuízo dos angolanos. Consequentemente, o contexto é ainda mais nebuloso, por isso, a causa dos angolanos que está na origem da fundação da UNITA, continua actual e a exigir firmeza, persistência, coragem e abnegação.

 

O Secretariado Geral da UNITA em nome de todos militantes, ao comemorar o 44º aniversário:

 

A agradece os conjurados do 13 de Março, por legarem aos angolanos um instrumento político ao serviço de Angola;
 

 Reitera confiança ao Presidente do Partido e felicita-o pelo seu exemplar empenho na prossecução dos objectivos preconizados, devolvendo confiança aos militantes e esperança aos angolanos.
 

Apela a todos angolanos, independentemente da opção partidária, crença religiosa, formação académico-profissional, para que com consciência de homens e mulheres, que ao longo de décadas trilham as tortuosas avenidas conducentes à dignidade, a prostrarem-se, diante da memória dos nossos ancestrais, mártires e heróis seguindo o seu exemplo no combate libertador, na esperança de ver devolvida a honra e a dignidade subtraída aos angolanos há mais de 5 séculos
 

Apela à todos os membros do Partido, coesão e unidade em torno do Presidente Samakuva, com vista ao triunfo da causa dos excluídos e deseja boas festas, na convicção e confiança de um amanha melhor, pois as causas justas dos povos sempre triunfaram.
 

 
 

VIVA O 13 DE MARÇO!

 

VIVA A MEMÓRIA DOS CONJURADOS DO 13 DE MARÇO

 

VIVA A MEMÓRIA DO PRESIDENTE FUNDADOR DR.JONAS SAVIMBI !

 

VIVA O PRESIDENTE SAMAKUZA!

 

VIVA A UNITA!

 

A NOSSA LAMPADA NÃO SE APAGA

 
 

Luanda, 11 de Março de 2010.

 

O SECRETARIADO GERAL DA UNITA