Brasil - O homem é um ser múltiplo e uno. É de uma complexidade inquestionável, um ente misterioso como dizia Santo Agostinho de Hipona. A abordagem sobre o homem desemboca sempre no ‘Ser Absoluto’, daí que no mundo contemporâneo assistimos uma fusão profunda entre o fenómeno religioso e o problema antropológico e com outros contornos intersapienciais concatenados.


Fonte: Club-k.net


Atentemos a um facto, no qual as nuances acima expressas epifanizam-se: 28 de Janeiro de 1984, Kakinda percebe que está gestada. Deu a conhecer ao Nzonji – seu marido.


Passados dois meses, numa manha reluzente e agradável com o cantar dos pássaros e dos sabores da terra do maravilhoso mato – Kunda-Dia-Base – Kakinda começou a sentir-se mal.


Nzoji Nzoji Nzoji – chamava gritando – Nzoji respondeu – Tó à vir. Nzonji chegou e a esposa explicou que estava a sentir o bebé fora do lugar!


Nzoji foi às pressas chamar o Padre da paróquia circunvizinha. Depois de o Padre tomar conhecimento da enfermidade da Kakinda, tendo visto a aflição do marido da … pegou o carro.
Nzoji perguntou – Padre Mbiti, o carro é para quê? – O Padre respondeu – para levar a tua esposa ao hospital.


Padre, Kakinda não gosta de ir ao hospital, por isso gostaria que o Padre fosse a casa para rezar por ela.


O Padre Mbiti retorquiu – Minha ovelha, neste momento a oração deve ser acompanhada de tratamento de forma simultânea, para que a intervenção dos médicos e o efeito dos medicamentos sejam, de facto frutíferos. Recordas-te quando Moisés fez a travessia no Mar Vermelho a caminho da terra prometida? Para além disso o problema da Kakinda é das coisas de cá à baixo e disso são os homens que se encarregam com ajuda necessária e indispensável de Deus.


Nzoji regressou a casa insatisfeito e explicou a esposa qual foi a resposta do Padre.
A sua esposa, insatisfeita, propôs ao marido para abandonar as suas ligações com a Igreja Católica e aderir a um grupo religioso independente daqueles que proliferam.
No dia seguinte, a vizinha, que soube da doença, chegou e propôs para que fossem a Igreja dos Anjos Brancos, com o pretexto de que curam todas as enfermidades por meio de rezas e outras práticas que só os iniciados na doutrina daquela denominação religiosa entendem. O casal aderiu, automaticamente, o caminho que lhes foi apresentado. Dirigiram-se a Igreja e foram bem acolhidos para o ambiente esotérico que banha aquela instituição religiosa, onde a irmandade é total, o todo parece um, etc.


Kakinda ficou naquela instituição religiosa durante um mês a ser exorcizada; o resto que aconteceu não pudemos ter acesso, por isso não podemos reportar nem adivinhar.
Passaram nove meses, a senhora deu a luz num ambiente de muita chuva. O bebé foi-lhe atribuído o nome de Kanvula (chuva). Alguns meses depois começaram sérios problemas financeiros decorrentes do despedimento injusto de Nzoji. Nesta atmosfera em que o alho existencial imperava, Nzoji começou a professar a Igreja Universal do Reino de Deus, com realce para as reuniões da prosperidade financeira. Os dízimos são tão altos que rompeu com a economia nuclear. Nzoji abandonou a Igreja Universal do …
 

Hermenêutica

 
A proliferação religiosa de tipo sectário é um mal que caracteriza os nossos dias, daí que temos agora a necessidade de a partir das linhas apresentadas na nossa estória acima, sugar algumas ideias subjacentes de acordo com a interpretação Teológica e Sociológica e talvez de outras ciências afins, tal como afirmamos nas linhas que precedem. (…)


A expansão vertiginosa de seitas e suas prostitutas que transformaram Deus num Hipercorno subtil tem consequências nefastas para a dignidade humana, porque muitos desses grupos da New Age (nova era) prosseguem fins mafiosos, criminosos: tráfico de drogas, de pessoas e seus órgãos, feitiçaria, terrorismo, etc.


Os outros pontos que podemos retirar são:


a) Mercantilismo religioso. Quando as pessoas rezam, oram e entendem que todas as preces, não visam somente estabelecer uma relação com Deus, mas pedir a Ele só nos momentos de aflição para que lhes possa responder de acordo com as suas vontades e paixões;

b) Deus à vontade dos homens. Aqui o agir de Deus é absolutamente de acordo com a vontade humana, assim entendem as prostitutas religiosas;

c) Muitas denominações que usam Deus, tal como acontece com as prostitutas: tal como as prostitutas vão com qualquer pessoa desde que o dinheiro entre, assim também o fazem muitos homens e mulheres passeando de Igreja em Igreja… e d) Deus como o Grande Corno Universal. Cristo que também é Deus apresentou-se como a Cabeça da Igreja, ou seja, como o esposo. Os religiosos ao trocarem de denominação em denominação, em nome do mesmo esposo, na verdade traem-No transformando-O num autêntico Corno Universal. Portanto, a relação entre Deus e os homens não pode ser na base da promiscuidade, tal como tem sido no mundo de ontem e talvez com mais vigor na contemporaneidade, dai que é necessário uma evangelização séria, que vai de acordo com os cânones da religiosidade autêntica e da cultura tradicional Bantu. Com este dado respeitaríamos o grande e actual problema da missionação – a inculturação.