DISCURSO DO PRESIDENTE DA FNLA, IRMÃO NGOLA KABANGU,

NO ACTO CENTRAL DAS CELEBRAÇÕES DO 49º ANIVERSÁRIO DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL, DIA 13 DE MARÇO DE 2010, NO CINE S. JOÃO, BAIRRO POPULAR, EM LUANDA
 


DISTINTOS CONVIDADOS,


ILUSTRES MEMBROS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL,


CAROS MEMBROS DA COMISSÃO POLÍTICA PERMANENTE E DO CONSELHO POLÍTICO NACIONAL, 


MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS DA FNLA,


MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,


QUERO, ANTES DE MAIS, DESEJAR-VOS AS MAIS CALOROSAS BOAS-VINDAS À ESTA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE FIRMEZA DA FNLA, O PARTIDO DA LIBERDADE E TERRA. 


QUERO, IGUALMENTE, AGRADECER-VOS PELA HONRA QUE NOS CONCEDEIS, EM ESTAR CONNOSCO NESTE DIA MEMORÁVEL QUE MARCA O 49º ANIVERSÁRIO DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL  QUE,  HÁ QUARENTA E NOVE ANOS, INSTITUIU O PRIMEIRO DIA DO FIM DO IMPÉRIO PORTUGUÊS EM ÁFRICA. COM ESTAS ÚLTIMAS PALAVRAS PARAFRASEAMOS A IMPRENSA COLONIAL PORTUGUESA DA ÉPOCA.


DE FACTO,  FOI  NO DIA 15 DE MARÇO DE 1961 QUE ESTA LUTA INICIOU, ENVOLVENDO MILHARES DE PATRIOTAS, ORIUNDOS DAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DO PAIS, E QUE ELEVOU ANGOLA À INDEPENDÊNCIA E SOBERANIA, NO ANO DE 1975.


NUNCA SERÁ  DEMAIS, RELEMBRARMOS OS FACTOS QUE CONDUZIRAM OS ANGOLANOS AO 15 DE MARÇO DE 1961. PARA TAL, SOLICITO A VOSSA INDULGÊNCIA PARA PERCORRERMOS JUNTOS UM LAPSO DE HISTÓRIA: 


UM GRUPO DE NACIONALISTAS ANGOLANOS CRIARA A UPNA (UNIÃO DAS POPULAÇÕES DO NORTE DE ANGOLA), EM 07 DE JULHO DE 1954 NA CIDADE PORTUÁRIA DE MATADI, NA PROVÍNCIA DO BAIXO CONGO DA ACTUAL REPUBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. A UPNA NÃO ERA UMA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA TRIBAL OU REGIONAL.


CERTAMENTE, A PALAVRA NORTE DE ANGOLA REFERIA-SE JÁ AO ESPAÇO GEOGRÁFICO E NÃO ÉTNICO-LINGUISTICO.  FOI PRECISAMENTE ESSA DISPOSIÇÃO E O ESPAÇO DE ABERTURA QUE SUSCITARAM RAPIDAMENTE UMA GRANDE ADESÃO DE ANGOLANOS ORIUNDOS DAS DEMAIS DIVERSAS REGIÕES DE ANGOLA, QUE ENTRARAM EM CONTACTO COM A DIRECÇÃO DA UPNA LOGO APÓS A SUA CRIAÇÃO.


TODO O TRABALHO DE INFORMAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO, EM NOME DA UPNA, FOI INICIADO POR  MANUEL BARROS SIDNEY NEKAKA, QUANDO PASSOU POR LUANDA, EM 1954, A PRETEXTO DE RENOVAR O SEU BILHETE DE IDENTIDADE.


NÃO SATISFEITOS COM A DESIGNAÇÃO UPNA, POR SUGESTÃO DE ÁLVARO HOLDEN ROBERTO, FOI FUNDADA A UPA NO ANO DE 1958, EM LÉOPOLDVILLE, ACTUAL KINSHASA.   


COM A NECESSIDADE DE SE AMPLIAR A FRENTE DA LUTA, NASCEU A FNLA (FRENTE NACIONAL DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA), FUNDADA EM 27 DE MARÇO DE 1962, FRUTO  DA FUSÃO DA UPA E DO PDA (PARTIDO DEMOCRÁTICO ANGOLANO) FUNDADO EM 1960 QUE TEVE COMO ANTECESSORES: A ASSOMUZO (ALIANÇA DOS ORIGINAIS DE MAQUELA DO ZOMBO) FUNDADA EM  DEZEMBRO DE 1956, EM LEOPOLDVILLE, ACTUAL KINSHASA, E A ALIAZO (ALIANÇA DOS BAZOMBOS). 


ESTAS DUAS ASSOCIAÇÕES DESEMPENHARAM UM PAPEL IMPORTANTE NA MOBILIZAÇÃO E ENQUADRAMENTO POLÍTICO DOS ANGOLANOS RESIDENTES NO CONGO BELGA, ACTUAL REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. FORAM ESTAS DUAS ASSOCIAÇÕES QUE ESTIVERAM NA BASE DA FORMAÇÃO DO PARTIDO DEMOCRÁTICO DE ANGOLA (PDA), IMPULSIONADAS PELOS NACIONALISTAS  ANDRÉ MASSAKI NDOMIKOLAY, EMANUEL KUNZIKA, DAVID LIVRAMENTOS, FERDINAND NDOMBELE, SEBASTIÃO LUBAKI NTEMO, DOMINGOS VETOKELE, SANDA MARTIN, SIMÃO KUMPESA E MUITOS OUTROS VALOROSOS NACIONALISTAS.


A FNLA É, POIS, FRUTO DA FUSÃO DE DOIS PARTIDOS NACIONALISTAS QUE ESTAVAM PROFUNDAMENTE ENRAIZADOS NAS POPULAÇÕES E COM OBJECTIVOS NACIONALISTAS BEM VINCADOS, FACTORES QUE POSSIBILITARAM A EDIFICAÇÃO DE UMA AMPLA PLATAFORMA DE LUTA POLÍTICA, MILITAR E DIPLOMÁTICA, CONTRA O PODER COLONIAL PORTUGUÊS.


PORTANTO, A EDIFICAÇÃO DA FNLA FOI FEITA COM BASE NUMA CONVENÇÃO, CUJO CONTEÚDO POLÍTICO NÃO DEIXAVA NENHUMA DÚVIDA QUANTO ÀS SUAS INTENÇÕES. 

 


O ENORME SOFRIMENTO INFLIGIDO AO POVO ANGOLANO, MOTIVOU OS NACIONALISTAS A APOSTAREM NUM IDEAL, O DE LIBERDADE E TERRA, PORQUE POR MAIS QUE COGITASSEM, ENCONTRAVAM-SE SEMPRE DIANTE DO MESMO AXIOMA: ERA IMPERIOSA A LIBERTAÇÃO DO PAÍS, PORQUE OS QUE ESTAVAM NELE, TINHAM A TERRA MAS NÃO TINHAM LIBERDADE E, CONTRARIAMENTE, OS QUE ESTAVAM NO EXÍLIO ERAM LIVRES MAS NÃO TINHAM TERRA. É ASSIM QUE DEVE SER INTERPRETADO O IDEAL DE LIBERDADE E TERRA.


FOI ASSIM QUE DIANTE TANTA HUMILHAÇÃO, DE TANTOS ABUSOS E DE TANTA CRUELDADE, O POVO ANGOLANO ADERIU EM MASSA, AO PLANO DA UPA E JÁ SE SABE O QUE ACONTECE QUANDO SE ABRE UMA CADEIA ONDE AS PESSOAS ESTAVAM QUASE ASFIXIADAS. HOUVE ALGUNS EXCESSOS, É VERDADE, MAS DE MANEIRA FIRME, OS DIRIGENTES FORAM PONDO ORDEM E COM O ANDAR DOS TEMPOS, A FNLA TEVE UM EXÉRCITO DE GUERRILHA QUE NÃO DEVIA NADA AOS OUTROS EXÉRCITOS REGULARES. A SUA ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E A SUA DISCIPLINA  ERAM DE UM EXÉRCITO REGULAR. 


LUTAMOS VALOROSAMENTE, ATÉ CHEGARMOS AO CESSAR FOGO PROPOSTO POR QUEM ESTAVA CANSADO: PORTUGAL. 


FOMOS ÀS NEGOCIAÇÕES, EM ALVOR, EM PORTUGAL, E A DATA DA INDEPENDÊNCIA DO NOSSO PAÍS FOI ESTABELECIDA PARA 11 DE NOVEMBRO DE 1975, QUE FOI UMA PROPOSTA DA FNLA. A HISTÓRIA DEVE SER CONTADA E ESCRITA COM RIGOR MORAL E INTELECTUAL.


PORTANTO, O 15 DE MARÇO DE 1961 NÃO FOI UMA ACÇÃO SELVÁTICA, MUITO MENOS ALGO DESORGANIZADO E SEM ESTRUTURAÇÃO, COMO OS COLONIALISTAS E SEUS COMPARSAS PRETENDERAM FAZER CRER AO MUNDO. 


O 15 DE MARÇO DE 1961 FOI, SOBRETUDO, UMA REACÇÃO AOS 500 ANOS DE ABUSOS, DE ESCRAVATURA E DE PREPOTÊNCIAS. O ANGOLANO FOI OBRIGADO A FUGIR DA SUA PRÓPRIA TERRA E INSTALAR-SE NO ESTRANGEIRO, TANTA ERA A PERSEGUIÇÃO. 


COMO TEMOS ESTADO A DIZER, SEM CESSAR, A TERRA, O ESPAÇO GEOGRÁFICO, JÁ ESTÁ LIBERTADA. MAS O HOMEM ANGOLANO AINDA NÃO ESTÁ LIBERTADO. ISSO, FAZ PARTE DO NOSSO PROGRAMA MAIOR: A CONTINUAÇÃO DA NOSSA LUTA ESTÁ NA LIBERTAÇÃO E NA DIGNIFICAÇÃO DO HOMEM ANGOLANO.


HOJE, PODEMOS AFIRMAR, COM PROPRIEDADE, QUE GRAÇAS AO 15 DE MARÇO DE 1961 E À CONTINUAÇÃO DAS ACÇÕES DE GUERRA, FOI POSSÍVEL AO POVO PORTUGUÊS LIBERTAR-SE DA DITADURA FASCISTA. OS QUE PERSISTEM, SEM FUNDAMENTO, EM APELIDAR O 15 DE MARÇO DE 1961 COMO SENDO UMA ACÇÃO SELVÁTICA, NÃO CONHECEM A HISTÓRIA DO SEU PRÓPRIO PAÍS OU, SOFRAM QUE LHES DIGAMOS, ANDAM A LÉGUAS DA REALIDADE ANGOLANA.


CONTINUAMOS A NÃO ENTENDER, O QUE SE PASSA NO PENSAMENTO DO GOVERNO. PARA ACONTECIMENTOS DE POUCO VULTO, PROCLAMAM-SE TOLERÂNCIAS DE PONTO E, EM CERTOS CASOS, FERIADOS. O 15 DE MARÇO DE 1961, EM QUE TODO O POVO ANGOLANO PARTICIPOU, É IGNORADO. 


PARA QUEM QUISER OUVIR-NOS, CONTINUAREMOS A CLAMAR PARA QUE SE FAÇA JUSTIÇA, PORQUE O 15 DE MARÇO DE 1961 NÃO FOI PARA COMBATER OS ANGOLANOS MAS PARA LIBERTAR TODOS OS ANGOLANOS DO JUGO COLONIAL. A NÃO SER QUE HAJA ALGO ERRADO NESSE PROCESSO QUE IMPEDE O GOVERNO DO NOSSO PAÍS DE INCLUIR O 15 DE MARÇO DE 1961 NA LISTA DOS FERIADOS NACIONAIS. NESSE CASO, SERIA DE BOM TOM QUE O GOVERNO SE PRONUNCIASSE E QUE OS ANGOLANOS FOSSEM INFORMADOS DESSES FACTORES IMPEDITIVOS. PORQUE FOI MUITO SANGUE DERRAMADO POR ESSA CAUSA…

 

 

DISTINTOS CONVIDADOS,

MILITANTES,

SIMPATIZANTES E

AMIGOS DA FNLA.


ESTAMOS AQUI HOJE, JUNTOS, A RECORDAR O NOSSO PASSADO, MAS IMPORTA E URGE QUE NOS SITUEMOS NO PRESENTE E PERSPECTIVEMOS O FUTURO MAS COMECEMOS PELO PRESENTE, QUE É MARCADO PELO NASCIMENTO DA TERCEIRA REPÚBLICA APÓS A APROVAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DA QUAL DEMOS UM INEGÁVEL CONTRIBUTO. FOI, DE FACTO, UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA DEVERAS INTERESSANTE.


NO TOCANTE À SITUAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E ECONÓMICA DO PAÍS, ESPERAMOS QUE O GOVERNO QUE FOI CONSTITUÍDO FUNCIONE EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO E ELIMINE AS GRAVES ASSIMETRIAS REGIONAIS QUE PENALIZAM SOBREMANEIRA AS PROVÍNCIAS DO NORTE E DO LESTE DO PAÍS. É PRECISO QUE AS POLÍTICAS SOCIAIS SEJAM BEM ELABORADAS E IMPLEMENTADAS. O POVO PRECISA DE ÁGUA POTÁVEL, ENERGIA, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO E TRANSPORTES. NUMA SÓ PALAVRA, É PRECISO, COM URGÊNCIA, MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA  DAS POPULAÇÕES, DE CABINDA AO CUNENE, E ASSEGURAR O SEU BEM-ESTAR SÓCIO-ECONOMICO.


COM A APROVAÇÃO E ENTRADA EM VIGOR DA NOVA CONSTITUIÇÃO ESTÃO CRIADAS AS CONDIÇÕES JURÍDICAS E POLÍTICAS PARA QUE OS ÓRGÃOS DE SOBERANIA FUNCIONEM DE MANEIRA CONCERTADA PARA GARANTIR A INSTAURAÇÃO DE UM VERDADEIRO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. MAS PARA QUE ELE SE TORNE UMA REALIDADE, É IMPERIOSO QUE O CALENDÁRIO ELEITORAL ANGOLANO SEJA ACERTADO. EM OUTRAS PALAVRAS, É PRECISO QUE TRABALHEMOS JUNTOS, ÓRGÃOS DE SOBERANIA, PARTIDOS POLÍTICOS E A SOCIEDADE EM GERAL, PARA PREPARARMOS AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, LEGISLATIVAS E PRESIDENCIAIS. NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, AS ELEIÇÕES DEVEM SER REGULARES PARA PERMITIR A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS CIDADÃOS NA GESTÃO DA COISA PÚBLICA, DO PAÍS, PORTANTO.


QUANTO À  SITUAÇÃO INTERNA DO PARTIDO, PODEMOS AFIRMAR QUE OS MILITANTES ESTÃO FIRMES E DETERMINADOS A CONSERVAREM AS SUAS CONQUISTAS. 


O DEVER OBRIGA-NOS A INFORMAR-VOS QUE, COM O PRODUTO DOS VOSSOS VOTOS, TEM SIDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DOS NOSSOS ENCONTROS, O ENVIO DE DELGAÇÕES ÀS PROVÍNCIAS, EM MISSÃO DO PARTIDO.
 
 


CONTUDO, GRANDE PARTE DAS VERBAS FORAM ALOCADAS À COMPRA DE EQUIPAMENTOS DIVERSOS, DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS A COMPRA E REABILITAÇÃO DE INSTALAÇÕES, VIATURAS, MOTORIZADAS E EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA. A TUDO ISTO, É PRECISO ACRESCER A MANUTENÇÃO DAS PERMANÊNCIAS DO PARTIDO, NA CAPITAL E NAS PROVÍNCIAS.


MAS HOUVE QUEM, MESMO DIZENDO SER DA FNLA, NÃO TIVESSE VOTADO NA FNLA, PREFERINDO VOTAR NUMA OUTRA FORMAÇÃO POLÍTICA. ESSES QUE NÃO VOTARAM NA FNLA, RECEBERAM ORDEM DE ALGUÉM. SERÁ POSSÍVEL A ALGUÉM QUE SE DIZ ANGOLANO VOTAR CONTRA ANGOLA?


É POIS BOM QUE SAIBAIS  QUE  OS QUE DISSERAM AOS MILITANTES PARA NÃO VOTAREM, SÃO ELES QUE HOJE QUEREM DIRIGIR O NOSSO PARTIDO. SERÁ ISSO JUSTO?


POIS NÃO, ELES NÃO DIRIGIRÃO O NOSSO PARTIDO NEM COISA ALGUMA, PORQUE ELES SÃO CONTRA OS NOSSOS IDEAIS, SÃO CONTRA O NOSSO BEM-ESTAR E SOBRETUDO SÃO A FAVOR DO NOSSO SOFRIMENTO.


O MILITANTE DA FNLA SABE QUEM É QUEM. COSTUMA DIZER-SE QUE É A CONVERSAR QUE OS HOMENS SE ENTENDEM. NA FNLA, AS NOSSAS CONVERSAS PASSAM-SE DENTRO DAS ESTRUTURAS DO PARTIDO. O INVERSO É SUBVERSÃO.


NÃO OBSTANTE AS INJUSTIÇAS DE UNS E AS INVESTIDAS SUBVERSIVAS DE OUTROS, A FNLA FOI CAPAZ DE IMPLEMENTAR GRANDE PARTE DO SEU PLANO DE ACTIVIDADES DO ANO DE 2009, DO QUAL SE DESTACAVA A REIMPLANTAÇÃO DO PARTIDO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. 


TODAVIA, CONTINUAMOS A ENVIDAR ESFORÇOS NO SENTIDO DE APRIMORAR AS ESTRUTURAS, A ORGANIZAÇÃO E, EVIDENTEMENTE, ERGUER INSTALAÇÕES FÍSICAS NAS PROVÍNCIAS ONDE ELAS NÃO EXISTEM. É UMA TAREFA ÁRDUA MAS ESTAMOS TODOS EMPENHADOS NELA, A DIRECÇÃO E AS SECRETARIAS PROVINCIAIS.


E, QUANTO AO FUTURO, O QUE PODEREMOS DIZER? A NOSSA RESPOSTA É CLARA, INEQUÍVOCA E PRECISA: PROSSEGUIREMOS, INTRANSIGENTEMENTE, A NOSSA LUTA POLÍTICA E DEMOCRÁTICA PELA CONSOLIDAÇÃO DA COESÃO E UNIDADE INTERNAS DO PARTIDO, DE CABINDA AO CUNENE, PRIORIZANDO O DIÁLOGO INTERNO, A FORMAÇÃO E A CAPACITAÇÃO POLÍTICA DOS NOSSOS QUADROS.


A FNLA PERMANECERÁ UNA E INDIVISÍVEL. O PARTIDO DE ÁLVARO HOLDEN ROBERTO, ALIÁS YEMBE, E DA LIBERDADE E TERRA, NÃO SERÁ NEM ADULTERADO, NEM DESTRUÍDO. LUTAREMOS COM TODAS AS NOSSAS ENERGIAS PARA MANTER A ESSÊNCIA HISTÓRICA E A IDENTIDADE POLÍTICA DA FNLA.


COMO ANUNCIEI A SEMANA PASSADA, EM CACUACO, VAMOS RECORDAR AQUELES QUE DERAM O MELHOR DE SI PARA QUE ANGOLA SE TORNASSE INDEPENDENTE. POR ISSO, A COMISSÃO PREPARATÓRIA DO 49º ANIVERSÁRIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL PREPAROU OS NECESSÁRIOS PROCESSOS PARA O EFEITO. 


SERÁ, POIS, COM MUITO PRAZER, QUE TODOS ASSISTIREMOS A ESTE ACTO DE RECONHECIMENTO E DE GALARDÃO, NO DIA 15 DE MARÇO DE 2010, NO CEFOCA, NO MUNICÍPIO DO KAZENGA.


PELO FACTO DAS NOSSAS COMEMORAÇÕES SE REALIZAREM NO MÊS DE MARÇO, QUE É  O MÊS DEDICADO À MULHER A NOSSA LEMBRANÇA VAI EM PRIMEIRO LUGAR À MULHER ANGOLANA, AUTÊNTICA HEROÍNA, INCANSÁVEL BATALHADORA, QUE MESMO EM CONDIÇÕES EXTREMAMENTE DURAS, ELA NÃO SE DESFAZ DO SEU NENÉ, NEM DAS SUAS OBRIGAÇÕES CONJUGAIS, CUIDANDO DO MARIDO DESEMPREGADO E FAZENDO COM QUE OS FILHOS MAIS CRESCIDOS NÃO ESTEJAM FORA DO CIRCUITO ESCOLAR. E TUDO ISTO, NUM CONTEXTO HOSTIL, QUE COMPLICA AINDA MAIS O SEU DESEMPENHO E DIFICULTA O ENTENDIMENTO DO ESTRANGEIRO QUE  A OBSERVA.


DURANTE A REFERIDA CERIMÓNIA, DE ALTO SIGNIFICADO HISTÓRICO, AS NOSSAS VALENTES MAMÃS TAMBÉM SERÃO GALARDOADAS. FORAM MUITAS AS QUE, COM UMA BRAVURA QUASE VIRIL, COMBATERAM LADO A LADO COM OS NOSSOS MELHORES COMANDOS. ALIÁS, É SABIDO, QUE ALGUMAS DELAS TINHAM PATENTE DE COMANDANTE E COMANDARAM, DE FACTO, OPERAÇÕES MILITARES.


NÃO PODIA TERMINAR A MINHA MENSAGEM SEM MAIS UMA VEZ AGRADECER A VOSSA PRESENÇA NESTA MANIFESTAÇÃO E DESEJAR A TODOS, UM EXCELENTE FIM DE SEMANA.


ANGOLA,

LIBERDADE E TERRA!


FNLA OYÉ  !


COM OS ESPÍRITO DO YEMBE,

PAZ, JUSTIÇA E PROGRESSO!


TODOS POR UMA ANGOLA,

UMA ANGOLA PARA TODOS!


MUITO OBRIGADO.