Lisboa - Hélder Barber Dias dos Santos, a figura escolhida no mandato de Manuel Rabelais para coordenar a TPA, foi vetado pelo MPLA como aspirante a sua sucessão na chefia daquela estação de televisão.  O veto partiu no seguimento de influencias que uma Irmã, sua, Elsa Barber, moveu junto a Ministra da Comunicação Social (MCS) Carolina Cerqueira para lhe conservar numa posição de realce. 


Fonte: Club-k.net

Partido quer distancia dos vestigios de Manuel Rabelais

Carolina Cerqueira foi apelada pelo partido  (Inclusive pelas lideranças da OMA) a manter-se coerente na missão governamental que lhe foi atribuída pelo PR partindo pelo distanciamento de vestígios associados ao antigo Ministro Manuel Rabelais. 


Hélder Barber era no consulado de Rabelais, o porta voz do Ministério da Comunicação Social. Teria ascendido a esta posição por intermédio de um amigo Drumond Mafuta Jaime, antigo porta voz da RNA a quem Manuel Rabelais convidara para ser o porta voz do  Ministério.  Drumond jaime  recusara o convite, em favor de, uma proposta equivalente no Ministério das Obras Publicas. Convenceu Rabelais a nomear Hélder Barber que para alem de ser seu amigo de longa data era seu adjunto na RNA.


Mais tarde e  em acumulação com a posição Ministerial, Barber foi feito   director-geral adjunto para área de Informação e Programas da TPA.  Na seqüência de mudanças na estação de televisão foi  indicado coordenador da  comissão de gestão da televisão  ao lado de  Suzana Mata e  Gil de Almeida. Barber tem  pouca aceitação entre os quadros.  O trabalho de visão, a nível  da  comissão de gestão interina é feito por Sérgio Neto, um engenheiro ligado a Semba Produções de Zedu dos Santos. (Sérgio manifesta sinal de retirada  da TPA face ao ambiente de intrigas que vão contra os seus princípios )