Norberto dos Santos “ Kwata Kanawa” revelou este facto sábado quando discursava no acto de massas que o seu partido promoveu no Estádio 4 de Janeiro, na cidade do Uíje, que contou com uma grande moldura humana.

De acordo com “Kwata Kanawa”, o seu partido vai traba­lhar para introduzir essa emenda na Assembleia Nacional para que todos os angolanos que tenham o seu cartão de eleitor possam completar a eleição no dia seguinte.

De acordo ainda com aquele político “ não é justo que nós, que ficamos dezasseis anos sem votar e agora que temos essa oportunidade, vamos voltar com o cartão para casa porque alguns que não têm a certeza do que lhes vai acontecer estão a dizer que os angolanos não votem no dia seguinte”, disse.

Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” disse igualmente que o MPLA, como tem a maioria no Parlamento que o povo lhe deu em 1992, vai exercer essa vontade que esse mesmo povo lhe deu e fazer a emenda para que todos os angolanos possam votar no dia seguinte para completar o voto.

O também secretário do MPLA para a Informação mostrou-se preocupado com as más atitudes de alguns líderes de formações políticas porque na altura da reunião do Conselho da República, os membros deste órgão aconselharam o Presidente da República para que as eleições se realizem no dia 5 e podem ser completadas no dia 6, mas alguns já vieram a público dizer que não estão de acordo.

“Como é que não vão estar de acordo ? Então os oito milhões de angolanos, alguns andaram a pé quilómetros e quilómetros para tirar o seu registo eleitoral e depois de terem ficado na fila debaixo do sol, com fome, vão voltar com esse cartão para casa porque o dia esta esgotado? Não vamos admitir essa falta de respeito para com o nosso povo”, enfatizou.

Norberto dos Santos “ Kwata Kanawa” afirmou também que quando o Governo, liderado pelo seu partido, estava a preparar o registo eleitoral muitos não acre-ditavam na capacidade dos angolanos em realizar esse acto, mas hoje tudo indica a capacidade e vontade para a realização do escrutínio. “Demos uma lição ao mundo. Um país acabado de sair da guerra com tudo por realizar, levamos o registo eleitoral até aos sítios mais recônditos deste país e o resultado está aí”, disse.

Segundo ele os dados do Governo indicam que estão preparados para votar cerca de oito milhões e trezentos mil eleitores, e são estes eleitores que vão no dia 5 de Setembro eleger o partido que vai dirigir os destinos de Angola nos próximos 4 anos.

Por outro lado, o membro do se-cretariado do Bureau Político do MPLA solicitou a todos os angolanos para que no dia 5 de Setembro ninguém fique em casa. “Vamos mostrar a nossa capacidade, o interesse que temos em dirigir os nossos destinos e depositar o nosso voto naquele partido que foi capaz e que durante esses anos todos defendeu a independência dos angolanos e trouxe a paz”, disse.

Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” explicou ainda que o MPLA é um partido que nas condições tão difíceis, conseguiu manter a integridade do país, pois segundo ele “alguns já andavam a pensar em dividir Angola A e Angola B e nós dissemos que não por isso é que logo que iniciamos a luta as nossas palavras de ordem têm um sentido objectivo : um só povo uma só nação”, disse.

O político disse ainda que o MPLA, mesmo numa altura difícil, conseguiu manter as institui-ções do Estado a funcionar e a garantir o fornecimento daquilo que os cidadãos necessitassem. “Um partido com essas qualidades e características tem que ter a oportunidade para demonstrar mais uma vez a sua capacidade de governação”, disse.

Aquele político anunciou ainda que a partir do mês de Agosto os dirigentes do MPLA, a todos os níveis, vão andar de aldeia em aldeia para apresentar o programa que está a ser elaborado num manifesto eleitoral.

O membro do secretariado do Bureau Político do MPLA disse ainda que o seu partido tem um projecto que vai ao encontro dos preocupações da população, afirmando que “todos nós os nossos militantes e simpatizantes, amigos e aqueles que têm Angola no coração devem conhecer bem o nosso projecto para que possamos mobilizar os eleitores para o nosso projecto, para podermos convencer os indecisos e também esclarecer aqueles que têm dúvidas e os mal informados”.

Aquele político esclareceu ainda que existem no país muitos mal informados, não só aqui dentro como também no exterior do país, que procuram deturpar a realidade daquilo que é o nosso país, aquilo que é a vontade e a realidade dos angolanos.

Fonte: Jornal de Angola