Lisboa - O Embaixador Paulo Teixeira  Jorge é o dirigente  do Bureau Político do MPLA  que mais trabalha por  “amor ao partido”. Em alguns casos em  detrimento da própria  saúde. Previa viajar estes dias para  Londres, a fim, de dar seguimento a tratamento medico  que o levaram a internar, a semana passada, numa clinica em Luanda. Tem estado a levantar a hipótese de antes viajar  a  Republica da Namíbia para atender uma conferencia na qualidade de Responsável das Relações Exteriores do MPLA.


Fonte: Club-k.net

O único membro do BP que não tem negócios próprios

Antes da realização do último congresso do  MPLA,  esteve doente. Enquanto permanecia numa  unidade hospitalar em Luanda dizia que precisava se curar rapidamente para poder   apresentar o seu relatório naquele conclave partidário. Numa reunião a margem do congresso,  JES recusou a sugestão de uma corrente “conspiradora” que defendia o seu afastamento. JES  percebe  que mesmo estando com a idade avançada (completa 81 anos de idade  a 15 de  Maio ) “o velho” encara  o trabalho de diplomacia partidária como uma forma de estar de bem com a pátria.


P T Jorge ainda esta  lúcido e tem sido prestável. Não se aguarra ao partido  por dinheiro.  É  o único dirigente do Bureau Político do MPLA que não tem negócios. (É pobre, quando fez 80  anos de idade, o partido é quem teve de reparar a  sua casa) . Semelhante ao veterano  Lucio Lara, o mesmo  entende que não ajudou  o MPLA para servir-se. Ambos  tinham a fama de recusar regalias que recebiam (ofereciam  cabazes  aos trabalhadores da Assembléia)


Embora sendo um diplomata por excelência, Paulo Texeira Jorge  freqüentou terceiro ano do curso superior de engenharia química e terá interrompido  para se juntar a luta armada contra a opressão colonial em África (Foi representante de uma liga de países oprimidos em Cuba ) .


Ao tempo da luta de libertação nacional representou o MPLA em vários países (Egipto, Argélia, Congo,  Cuba e Zâmbia). Foi Secretario das relações exterior da Presidência da Republica no pos independência   e mais tarde Ministro da diplomacia.  Posteriormente  exerceu o  cargo  de governador provincial em Benguela, sua terra natal. O Club-K deseja saúde a este servidor da pátria!