Lisboa -  Pedro Mutindi, figura a qual foi devolvida o posto de Ministro da hotelaria e Turismo não foi visto na cerimônia de tomada de posse, esta Quinta feira, no palácio presidencial.  Estiveram presentes, a sua “arqui-rival”, Idalina Valente, o "Vice" do Comercio, Archer Mangueira e outros membros do Gabinete presidencial empossados.


Fonte: Club-k.net

Insubordinação ou manifestação de poder?

A  3 de Fevereiro do mês passado,  a presidência angolana  anunciou a nomeação de  Maria Idalina de Oliveira Valente  para Ministra do Comércio e do Turismo e de Pedro Mutinde  para Secretário de Estado da Hotelaria e Turismo. A  16 de Março, da semana finda a mesma instancia  voltou a tornar publico um outro  comunicado com novas nomeações surpreendendo com o “divorcio” dos ministérios em referencia. O “Casamento” entre o Ministério do Comercio e o da Hotelaria que resultou no Ministério do Comercio de Hotelaria e Turismo durou apenas 43 dias


O “desacasalamento” entre os  dois ministérios esta a  suscitar interpretações segundo as quais o “doutor” Pedro Mutindo terá “forçado” JES a devolve-lo na  categoria de  “Ministro” na seqüência do surgimento de   informações que davam conta que o mesmo não aceitava ter como superior hierárquico alguém do sexo oposto. Há a argumentação de, observadores competentes segundo a qual Pedro Mutindi  é membro do “poderoso” Bureau Político do MPLA e a sua  ex-chefe,  Idalina Valentim, “apenas” do Comitê Central, daí que se justificava  o registro de conflito de insubordinação.


No sentido de  apaziguar estas  crispações existente entre Secretários de Estado e os Ministros dos referidos pilouros, o Ministro de Estado e chefe da casa civil, Carlos Feijó teve de reunir-se com os Secretários de Estado a fim de discutir a definição de tarefas dos mesmos.


Por outro lado a “rejeição” que se atribui a  Pedro Mutindi em ser Secretario de Estado revela que a nomeação a  3 de Fevereiro,  terá sido feita  sem  o seu consentimento (Não foi  consultado). A recém  mexida que resultou na sua reposição como ministro da hotelaria e Turismo é na visão de observadores atentos “das duas uma, ou o camarada Mutindi  insubordinou-se ao não aceitar a  posição previamente indigitada ou  acabou  por protagonizar uma manifestação de poder.”


 Pedro Mutindi, de 55 anos de idade, nasceu na povoação de Montero na comuna do Umbe, tendo aderido ao MPLA em 1974 através  do programa Angola combatente. Já foi professor do ensino de base, tendo igualmente exercido vários cargos partidários, governamentais e como deputado à Assembleia do Povo.  Até a data da sua ida ao executivo  exercia as funções de governador provincial do Cunene e primeiro secretário do MPLA nesta região onde é considerado um soba com muita popularidade.