Luanda - Tudo quanto se disse e se falou do ex-ministro da comunicação social Manuel Rabelais foi pura e simplesmente uma grande injustiça que terá tido seguramente a mão de alguns intriguistas; gente de do mal e mau carácter; mal agradecidos; invejosos; falsos; por tudo quanto foi feito em prol de toda classe jornalística de todos os órgãos de comunicação social.


Fonte: Club-k.net

Tornou feliz, muitas famílias

O ex-ministro Rabelais deu melhores salários aos trabalhadores, em particular aos directores, mesmo nos momentos mais difíceis. Com chuva e sol, viajou por estrada por quase todo país e de carro, o que lhe permitiu identificar as localidades onde não chagava o sinal da Rádio Nacional e da Televisão Pública. Lembra-me das nossas viagens às bualas e kimbos do Cunene, Huambo, Benguela, Huila, Uige, Bié, Namibe, Kuando Kubango, entre outras províncias, para constatar se o sinal chegava ou não.


Tudo isso feito de carro e ele ao volante. Melhorou o âmbito de distribuição do Jornal de Angola; conquistas estas que no tempo do “man chivas” e outros que por lá passaram, eram impensáveis acontecerem. Graças ao seu empenho, dinamismo, competência, espírito de verdadeiro líder e de muitíssima visão, hoje o sinal da Rádio e da TPA já chega nas “bualas” e “kimbos” antes completamente esquecidos e milhares de pessoas puderam acompanhar à distância, o processo eleitoral de 2008, a visita Papal de 2009 e o CAN/2010 de futebol realizado no nosso país em Janeiro último, apenas como exemplos. Durante o seu consulado, a comunicação social deu um salto qualitativo e quantitativo e os órgãos estão agora melhor equipados e modernizados.


Conseguiu resultados muito positivos em matéria de formação do homem, fez aprovar muitos diplomas legais, com destaque para a Lei de Imprensa, documentos que apodreciam nas gavetas do 1º Andar do edifício Valódia, por incompetência e total inércia dos que por lá passaram. Durante os cinco anos que esteve a frente do Ministério da Comunicação Social, Manuel Rabelais, realizou 5 Conselhos Consultivos, reunindo todos os quadros do sector algo tão simples de se fazer, mas que muitos Ministérios não conseguem.

 

Realizou igualmente o 1º Encontro de quadros da Comunicação Social e aqui com a participação até da imprensa privada. Chamou ao mesmo barco a imprensa privada e não excluiu ninguém. Outro exemplo: no Governo anterior, o Ministério da Comunicação Social era o 31º (último) em termos de hierarquia e importância estratégica do sector e hoje é simplesmente o 11º). Isto chama-se OBRA. O senhor Manuel Rabelais pode contar com a solidariedade daquelas pessoas que lhe admiram como homem com um elevado sentido de humanismo, e reconhecem o seu trabalho, antes como um dos melhores relatores desportivos do país, chefe da redacção central, director de informação, director geral, tudo isso na R.N.A e mais tarde como ministro da Comunicação Social.

 

 Este senhor que hoje, os falsos aproveitadores, a sua imagem pretendem denegrir, tornou feliz, muitas famílias. Sabemos que não é possível agradar a “gregos” e a “troianos”, ou melhor não se pode agradar a todos, e até mesmo Jesus Cristo não conseguiu, mas o que é importante é ter a consciência tranquila e satisfação do dever cumprido, porque os homens vêm e vão, mas a sua obra fica para sempre. E a sua, senhor Manuel Rabelais, ficará mesmo para sempre!