Lisboa  - Filomeno Vieira Lopes chega esta amanha a Benguela para se juntar a marcha marcada para esta tarde contra as demolições que ocorrem pelo país, soube o Club-k.net de fonte próxima a  OMUNGA,  organização que esta na liderança. Antes de partir terá enviado uma mensagem ao Ministro da administração territorial cujo teor a OMUNGA estampa no seu blog (http://quintasdedebate.blogspot.com/).

 

Fonte: Club-k.net

 Político envia e-mail ao Ministro da Administração Territorial

Caro Ministro da Administração do Território ,
Caro amigo Bornito de Sousa,

 

Como sabe está a ser preparada uma manifestação de protesto (marcha) contra as demolições. É um protesto normal numa sociedade democrática. As pessoas têm o direito de se solidarizar partindo dos seus pontos de vista de encarar a sociedade. O Governador, como sabe, opôs-se a manifestação em termos considerados não concordantes com a Lei e muito menos com a Constituição. Várias vezes isto ocorreu em Luanda e o Governo Provincial perdeu, como sabe, a causa em Tribunal.


Fica, no caso vertente, o registo particular de se ter recorrido à lei do estado de sítio para fundamentar a recusa.

 

O movimento contra as demolições manteve a sua posição. O Governo parece inflexivel, o Comandante da Policia já disse que pode recorrer a força como o fez em 1993 em Cabinda, onde estudantes licenciados recém regressados foram seriamente molestados, quando faziam um acto público no cimema Chiloango (um sítio delimitado, para o qual nem sequer é necessário comunicar)


Gostaria, Senhor Ministro, de não ver o Seu nome associado a repressão que ao certo as autoridades preparam realizar como forma de, mais uma vez, desencorajar todos aqueles que pretendam manifestar-se em Angola. Há notícias de que a partir do final da tarde de hoje já há policias vigiando o local de partida da marcha.


Eu vou estar presente em Benguela, assim como outras personalidades da sociedade politica e civil não residentes naquela cidade que se querem associar a este acto de solidariedade.


Gostaria, Sr Ministro, que usasse a sua influência, na qualidade de supervisor dos Governos Provinciais, no sentido de ao invês das autoridades fazerem uso da repressão, protegeram os manifestantes de eventuais provocadores. A essência da manifestação é pacífica, quanto o é o sentimento de solidariedade. A África está cheia de intolerância (vêm-nos à memoria os recentes acontecimentos na Guiné Conacri) e esta só tem acarretado atraso, temor e subdesenvolvimento.


Aceite, o sentido da minha amizade e consideração,

Luanda, 24 de Março de 2010

Filomeno Vieira Lopes