Luanda - O Secretariado do Bureau Político do MPLA manifestou hoje, sexta-feira, o seu voto de solidariedade e a garantia do total empenho do partido na realização de acções que permitam a redução substancial dos problemas dos trabalhadores angolanos, numa altura em que se comemora o Dia Internacional do Trabalhador - 1 de Maio.

Numa nota de imprensa, o Secretariado do Bureau Político do MPLA exorta os trabalhadores angolanos a se manterem engajados e a redobrarem os esforços para garantir a reconstrução nacional e aumentar a oferta de emprego, reforçar a reconciliação entre os angolanos e projectar o país a atingir os padrões de desenvolvimento e bem-estar da população há muito desejados.

"O MPLA aproveita o ensejo para, igualmente, endereçar a todos os trabalhadores estrangeiros que labutam legalmente no país, o seu mais profundo reconhecimento pela contribuição dada no processo de reconstrução do nosso país convicto de que essa colaboração permitirá acelerar o desenvolvimento de Angola", sublinha a nota.

O Dia Internacional do Trabalhador foi consagrado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1 de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Na altura, trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Fonte: Angop