Luanda - Um avião aterrou de emergência, esta manhã, em Luanda, pouco tempo depois de ter levantado. A Lusa, citando fonte da transportadora na capital angolana, avançou com a notícia de que o aparelho teria um reactor em chamas.

“Não houve incêndio nem emergência”, contrapôs António Monteiro, Relações Públicas (RP) da TAP. Admitindo que “possa ter havido uma chamada”, considerou “alarmista falar-se em reactor em chamas”, algo que não chegou a acontecer.

As RP da TAP sustentam que está tudo bem com os 248 passageiros que seguiam a bordo. “Os passageiros tomaram o pequeno-almoço no aeroporto, numa perspectiva optimista, de que a situação se vai resolver em breve e de que será possível retomar a viagem”, explicou.

 “Uma ave entrou num reactor e como o avião já tinha descolado o comandante decidiu, por razões de segurança, regressar à pista”, explicou. Um incidente idêntico ao que aconteceu recentemente em Nova Iorque, no caso que ficou conhecido como “Milagre do Rio Hudson”, quando um avião aterrou no rio, depois de um embate com aves. “Infelizmente é uma situação que acontece com frequência em aeroportos de todo o Mundo”, disse António Monteiro.

O avião está imobilizado na pista enquanto os técnicos da TAP fazem a avaliação dos estragos e como reparar a aeronave. Em alternativa, terá de ser enviado um novo aparelho, desde Portugal.

O voo TP253 tinha aterragem prevista para Lisboa às 15.35 horas. Levantou voo às 7.30 horas, mesma hora em Portugal, e regressou ao estacionamento 25 minutos depois, às 7.55, segundo informações das Relações Públicas da TAP.

Fonte: Jornal de Noticias