Luanda - Uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi entregue quarta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, ao presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma.

Segundo soube hoje, quinta-feira, a Angop de fonte diplomática, foi portador da missiva o ministro do Urbanismo e Habitação, Diakumpuna Sita José.

O teor da mensagem do presidente José Eduardo dos Santos não foi revelado, mas presume-se que esteja ligado, na sua
generalidade, às relações de amizade e de cooperação que unem os dois países.

Durante o encontro, os dois interlocutores abordaram o incremento das relações bilaterais, não só no campo político, mas também na vertente social e económica, tendo o presidente Jacob Zuma referido que os esforços devem ser multiplicados para que as relações entre os dois países possam ser cada vez mais fortes para o benefício das suas populações.

A audiência foi testemunhada pela ministra sul-africana da Habitação, Lendiwe Sisulu, bem como pelos embaixadores de Angola, Miguel Gaspar Fernandes Neto, e da África do Sul Temba Kubeka,

O ministro do Urbanismo e Habitação, Diakumpuna Sita José, encontra-se na África do Sul a frente de uma delegação do seu pelouro, a convite das autoridades sul-africanas, para se inteirar das novas tecnologias ligadas à habitação operadas pelas construtoras daquele país.

A fonte refere ainda que a África do Sul vai ajudar Angola na construção de projectos habitacionais no sul do país, estando nesse momento peritos dos dois países a trabalharem no sentido de identificarem as áreas para a sua rápida materialização.

Por outro lado, acontece no dia 22 de Abril, do presente ano, as quartas eleições gerais na África do Sul, evento que constituirá um importante marco na política deste país.

Fonte: Angop