USA – A lista dos países menos desenvolvidos é revista de três em três anos pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas e com base em recomendações do Comité para as Políticas de Desenvolvimento (CDP).

Dados das Nações Unidas
Indicadores de nutrição, saúde, educação e literacia

O CDP estabelece três critérios para que um país considerado como país menos desenvolvido – rendimento baixo, debilidade do capital humano e vulnerabilidade económica.

Ao todo, são 49 países designados como “menos desenvolvidos”, de acordo com o relatório divulgado na ultima sexta-feira pela UNCTAD – Conferências das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Comércio.

Os países menos desenvolvidos do mundo estão agrupados por quatro regiões – África, Ásia, Pacífico e Caraíbas.

No continente africano no total são 33 países que carregam o estatuto: Angola, Benim, Burquina, Faso, Burundi, República Central Africana, Chade, Comoros, Republico Democrática do Congo, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Togo, Uganda, República Unida da Tanzânia e Zâmbia.

Na região asiática são dez: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Camboja, República Democrata das Pessoas do Laos, Maldivas, Mianmar, Nepal, Timor-Leste e Iémen.

No Pacífico contabilização cinco países menos desenvolvidos: Kiribati, Samoa, Ilhas Salomão, Tuvalu e Vanuatu.

Na Zona das Caraíbas o Haiti foi classificado como um país menos desenvolvido.

O rendimento baixo é um critério baseado no rendimento nacional bruto per capita no limiar de 905 dólares.

A debilidade do capital humano é um parâmetro baseado no índice compósito que analisa indicadores de nutrição, saúde, educação e literacia.

A vulnerabilidade económica é calculada pelo índice de vulnerabilidade económica que inclui indicadores como as catástrofes naturais, colapsos comerciais, exposição ao risco e tamanho da economia.

Ate agora os únicos países que conseguiram sair da lista foram o Botsuana em 1994 e mais recentemente Cabo Verde em 2007.

O CDP prevê que a Guiné Equatorial consiga abandonar o estatuto de país menos desenvolvido em 2009, Samoa em 2010 e a Maldivas em 2011.


Fonte: Club-k/Publico