As causas do abandono são desconhecidas mas aventa-se que esteja na origem da falta de perspectiva de Lucas Ngonda cuja agenda política  é  fazer elogios públicos as acções do governo do MPLA.

Dentro do partido, uma fonte disse ao Club-k.net que “o nosso Irmão Miguel Damião, ouviu a voz da sua consciência e já regressou no seio da Grande Família FNLA tendo sido um dos principais oradores da reunião que teve lugar ontem” disse acrescentando que o “O Irmão Damião foi acolhido com alegria por todos os seus colegas da Comissão Política Permanente”

Passamos na integra o discurso proferido pelo Presidente da FNLA e o respectivo comunicado final da actividade que contou com a participação de Miguel  Damião.

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DA FNLA,
IRMÃO NGOLA KABANGU,
NA SESSÃO DE ABERTURA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
DA COMISSÃO POLÍTICA PERMANENTE,
DIA 17 DE JUNHO DE 2008.

 
 
Quero, em primeiro lugar, saudar todos os membros da Comissão Política Permanente e desejar que se empenhem com afinco, como sempre, na abordagem dos assuntos agendados. A reunião extraordinária da Comissão Política Permanente realiza-se num momento decisivo não só para o nosso Partido, mas também e sobretudo para Angola, porquanto se aproxima a data da realização das eleições legislativas.

Com efeito, estamos a menos de três meses da realização das segundas eleições legislativas em Angola, numa conjuntura política cheia de incertezas. Há algumas semanas, a Assembleia Nacional foi confrontada com uma proposta de alteração dos prazos de publicação dos resultados provinciais e nacionais das eleições. Agora surge um anúncio do Secretário para Informação do MPLA, feito na Província do Uige, que vai ao sentido da sua Bancada Parlamentar propor que as eleições legislativas se realizem em dois dias, atropelando assim ostensivamente o estipulado na Lei eleitoral. Todos esses arranjos de última hora podem perturbar o processo preparatório eleitoral e o clima de estabilidade e de confiança entre os Partidos Políticos concorrentes, que se está a tornar cada dia em realidade.

Contudo, o nosso Partido envidará todos os esforços no sentido de contribuir para que as eleições legislativas e presidenciais se realizem num clima de sã convivência patriótica e democrática. Para nós, eleições não significam nem confusão, nem instabilidade, mas sim concorrência leal e que todos os Partidos Políticos concorram em pé de igualdade e, evidentemente, que ganhe aquele que conseguir captar mais votos dos eleitores, através da apresentação do seu Programa de Governo/Projecto de Sociedade.

No tocante à nossa reunião, ela enquadra-se no processo de preparação do nosso Partido para a sua plena participação no pleito eleitoral que se avizinha, não obstante os inúmeros constrangimentos aos quais fazemos face destacando-se, dentre eles, o contínuo e inexplicável congelamento das nossas verbas orçamentais. É uma grande injustiça e violação dos nossos direitos fundamentais.

No decorrer desta sessão seremos todos chamados a fazer um exercício democrático transparente para a análise dos processos de pré-candidaturas a Deputados à Assembléia Nacional, que nos serão apresentados pela Secretaria para os Assuntos Parlamentares. Para além da militância e da competência, os nossos futuros Deputados deverão estar profundamente imbuídos do espírito patriótico e de missão. Em termos concretos, eles estarão no Parlamento para defender fundamentalmente os interesses de Angola, em geral e dos cidadãos angolanos, em particular.

Um outro assunto importante da nossa agenda é a preparação da Conferência Nacional, que projectamos para os dias 27 e 28 de Junho. Esta magna reunião vai permitir, igualmente, afinar o nosso Partido para a renhida disputa eleitoral de 2008. Este órgão central do nosso Partido terá a última palavra quanto à aprovação do nosso Programa de Governo / Projecto de Sociedade e da nossa Estratégia Eleitoral, os veículos que nos permitirão transmitir às populações angolanas, de Cabinda ao Cunene, a mensagem da esperança e de mudança democrática.

Na firme esperança de vermos vencidos todos os obstáculos que se erguem no nosso percurso, declaro aberta a reunião extraordinária da Comissão Política Permanente.

COMISSÃO POLÍTICA PERMANENTE
COMUNICADO FINAL
 
Convocada ao abrigo da alínea n) do número 4 do Artigo 19º dos Estatutos do Partido, conjugado com o número 4 do Artigo 16º do Regulamento Interno,  a Comissão Política Permanente reuniu extraordinariamente na terça-feira, dia 17 de Junho de 2008, pelas 15h00, na Sede do Partido, sita na Rua Samuel Bernardo n º 14-A, no Município da Ingombota, em Luanda, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Leitura da acta da reunião anterior
2. Análise dos processos de pré-candidaturas a Deputados à Assembleia Nacional
3. Análise do Relatório da Comissão Preparatória da Conferência Nacional.
4. Informação resumida da Comissão da Campanha Eleitoral
 
Verificado o quorum, constatou-se que, dos 51 membros convocados, estiveram presentes 35. 
Após os debates  e as respectivas emendas, a Agenda de Trabalhos foi aprovada por unanimidade.

Acto contínuo, foi feita a leitura da acta da reunião anterior, concluindo assim o primeiro ponto que foi aprovado por unanimidade.
 
Quanto ao segundo ponto, a Comissão analisou profundamente os aspectos processuais e os critérios adoptados para a selecção  das pré-candidaturas a Deputados à Assembleia Nacional,quer para o ciclo nacional quer os critérios adoptados nas Províncias, respeitando escrupulosamente os preceitos estatutários. 

A Comissão declarou-se satisfeita com o avanço constatado na  constituição dos processos à Deputação e recomendou que seja revisto com rigor, o perfil dos futuros Deputados.
Em seguida e com respeito ao terceiro ponto da agenda, a Comissão ouviu um breve relatório da Comissão Preparatória da Conferência Nacional, as implicações financeiras, bem como o número de participantes. 

O Coordenador da Comissão da Campanha Eleitoral fez uma breve resenha dos passos que já f
oram dados e o progresso promissor das metas a atingir.

Foi rendida uma homenagem póstuma pelo passamento físico do co-fundador da FNLA e Membro da Comissão Política Permanente, Sebastião Ntemo Lubaki e ainda do Historiador Manuel Esteves.
Do mesmo modo, a Comissão acolheu com solenidade a transladação  dos restos mortais do nacionalista e  Herói da Baixa de Kassanji, Vice-Presidente da UPA e Membro da Direcção da FNLA, André Rosário Neto, da República Democrática do Congo para sua Pátria, conforme seu último desejo.
 
Finalmente a Comissão recomendou:
1. Observância da quota reservada às mulheres pré-candidatas  a  Deputada.
2. Maior empenho dos Dirigentes nas contribuições intelectuais ao processo da Campanha Eleitoral
 
Luanda, aos 17 de Junho de 2008.
 
 
A COMISSÃO POLÍTICA PERMANENTE
 
 Fonte: Club-k.net/Fnla