Lisboa - O Secretário-Geral da UNITA, Abílio Kamalata “Numa” saiu ileso de um atentado, na noite de quarta-feira, perpetrado por elementos desconhecidos que atiraram contra a sua viatura  quando o mesmo se encontrava na aldeia de Chilombe, comuna do Lunge, no Município do Bailundo. 


Fonte: Club-k.net


Tudo começou minutos depois de a sua  viatura ter sido ultrapassada por outra que aparentava ser de reconhecimento. Passado algum tempo quando eram precisamente 22h20 passou uma carrinha que transportava cerca de três elementos (não fardados) que fizeram seis disparos contra a viatura deste deputado da UNITA sem causar percas de vida.


O general Abílio Kamalata Numa tinha se deslocado  a  aquela localidade junto com a  família a fim de tratar assuntos relacionados a exumação dos corpos dos  seus progenitores. Regressou a Luanda na sexta feira. Há informação segundo a qual este dirigente da UNITA esta em vias de levantar um processo judicial denunciando a ocorrência.

 

De recordar que antes das eleições de 2008, o mesmo havia vivido situação semelhante quando homens armados tentaram invadir a sua casa no bairro popular. Um dos casos de atentados contra figuras políticas em Angola ocorreu com o  líder fundador do PDP-ANA, Mfumlumpinga Lando Victor assassinato na seqüência de disparos de armas com balas incendiadas (que não é usada por marginais), no final de tarde de um dia em que  cobrou realização de eleições  numa reunião do Conselho da Republica. O seu processo nunca mereceu esclarecimento das autoridades o que levou a levantar rumores em meios políticos em Luanda, segundo a sua morte foi do interesse de sectores do regime.