Lisboa - O Conselho de Ministro, conta,  indicar   um   novo reitor  para  Universidade Agostinho Neto (UAN) em substituição de João  Sebastião  Teta que em Fevereiro passado foi indicado Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia. Para a escolha de sucessão a é  apontado como preferido,  o antigo   decano da faculdade de Ciências da UAN, Orlando da Mata.


Fonte: Club-k.net

Este acadêmico  havia deixado  o posto de decano  para ocupar, no governo,  o cargo de vice-ministro da Ciência e Tecnologia no seguimento das nomeações após as eleições de 2008. Foi exonerado  recentemente  pelo  Presidente da República, José Eduardo dos Santos,  tendo   retomado as funções de decano da referida faculdade.


A reitoria da UAN é dirigida interinamente por Suzaneth Costa, uma prestigiada professora de geologia que é  vice-Reitora para os assuntos acadêmicos.


O  novo regulamento em curso no país  retira o modelo de  realização de eleições nos órgãos reitores das  instituições acadêmicas publicas passando competência ao órgão colegial do Governo. No ano passado registrou se a  conversão dos pólos universitários nas províncias em Universidades regionais. A nomeação  dos respectivos decanos coube ao  Conselho de Ministro. Trata-se de o retorna da velha pratica ao tempo do partido único.