Lugango - O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, em visita de trabalho à província da Huila, visitou na manhã de quinta-feira 15 de Abril de 2010, as 3 mil famílias desalojadas pelo governo provincial, no âmbito da sua política de demolições de residências de cidadãos, tendo afirmado que o que lhe foi dado a ver em Chavola provocava “emoção e revolta”.


Fonte: Unitaeuro


“Fiquei quase sem palavras e com um sentimento misto de emoção e revolta, quando vemos que os angolanos ainda são tratados assim pelos seus próprios filhos e irmãos”, afirmou aos jornalistas, no final da visita que efectuou aos sinistrados de Chavola. De acordo com Isaías Samakuva, apesar dos esforços do próprio governo, das organizações da sociedade civil, igrejas, para minimizar o sofrimento do povo, ainda há muita coisa a fazer-se.

 

“Aquilo que constatamos é que as populações continuam a sentir na carne os resultados desta agressão violenta à sua dignidade, são reflexos da política de exclusão social que se prática no nosso país”, disse.

 

O líder da UNITA sustenta que a dimensão que a nova constituição atribui ao capítulo dos direitos, garantias em liberdades contrasta com a prática de violação da dignidade humana dos angolanos.

 

De recordar que o mais alto dirigente da UNITA, efectua desde o dia 14 de Abril de 2010, uma visita de trabalho à província da Huila, destinada a avaliar o grau de cumprimento do programa do partido estabelecido pelo Comité Permanente da Comissão Politica na sua VI reunião realizada em Fevereiro do ano em curso, bem como fiscalizar a implementação dos projectos do governo e avaliar o seu impacto nas populações da província.

 

Após a sua chegada às terras altas da Chela, Isaías Samakuva manteve encontro com o Bispo da Diocese do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui com quem tratou de questões relativas a vida espiritual das populações e a visão da igreja sobre a realidade social e económica das populações huilanas. No encontro que teve com o Vice-governador provincial da Huila para área social, na ausência do Governador Isaac dos Anjos, Isaías Samakuva abordou questões de interesse vital para o bem-estar das populações, tais como a saúde, educação, agricultura e indústria.

 

A deslocação ao município da Matala e a realização de um comício político para as populações daquela região preencheu a agenda de trabalho do mais alto mandatário da UNITA.