Lisboa - José Eduardo dos Santos manifesta descontentamento face aos últimos problemas que Luanda enfrenta sobretudo agravados com os dados causados pela chuva. JES, ao que consta   terá transmitido recentemente  a sua mensagem de “desagrado” a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santos.


Fonte: Club-k.net


Francisca do  Espírito Santos é internamente criticada por não ter tomado medidas de prevenção quanto a  época chuvosa. O “cartão amarelo” que lhe foi passado surge  três  meses depois de o PR  angolano ter procedido a remodelações governamentais em que havia vacilado sobre a sua exoneração do cargo de governadora provincial.


Uma das figuras favoritas para substituir a nova governadora de Luanda é Bento Francisco Bento, o primeiro Secretario do Comitê Provincial do MPLA em Luanda que passou a ser “muito estimado” em círculos da província. Bento Bento é  descrito como um líder   “muito exigente” razão pela diversas correntes  entendem que o mesmo terá  autoridade para pressionar trabalho na capital. Uma das correntes que o apóia esta identificada na liderança da OMA em Luanda que incompatibilizou-se  com Francisca do Espírito Santos. Referenciam-na  como tendo ficado “muito vaidosa” .

 

São também observadas, desde a conferencia provincial do CPL do MPLA,  certa indiferença entre Bento Bento e  a governadora Francisca Espírito Santos. De acordo com informações habilitadas, sempre que há falhas do executivo da governadora, as populações em Luanda com realce a menos instruída  atacam/culpam  o MPLA em Luanda, o qeu causa certo desconforto a Bento Bento. Por sua vez, a governadora de Luanda rejeita alertas do Comitê Provincial de Luanda sob alegação de que tem apenas um chefe (neste caso o PR), a quem responde.

 

Nas ultimas semanas a equipa de Bento Bento terá passado a governadora um certificado de incompetência ao irem voluntariamente limpar as ruas do Cazenga que se encontravam num caos. O administrador municipal que se encontrava  em gozo de férias no Brasil foi obrigado a voltar para se juntar aos trabalhos levados a cabo pelo MPLA.

 

O desagrado de Bento Bento teria se acentuado quando  em finais do ano passado, na conferencia provincial, absteve-se em envidar esforços para inclusão de Francisca do Espírito Santos tanto nas listas para membro do Comitê Central ao Congresso como para membro do Comitê provincial. Na altura teria, dito que só a incluiria, na lista para membro do CC se houvesse orientações de cima. Francisca acabou por ser renovada neste organismo (que já pertencia) por intermédio de outros canais. Foi  a contra-gosto admitida por inerência de funções a membro da comissão executiva do Comitê Provincial do MPLA em Luanda. (Se for exonerada do posto de governadora deixa de fazer parte desta estrutura)