DISCURSO PRONUNCIADO POR SUA EXCELÊNCIA JOSÉ  EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA  DE ANGOLA, POR OCASIÃO DA VISITA OFICIAL DE SUA EXCELÊNCIA PIERRE NKURUNZINZA, PRESIDENTE DA  REPÚBLICA DO BURUNDI


Luanda, 27 de Abril de 2010

 

SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA
DO BURUNDI,


SENHOR VICE-PRESIDENTE,

EXCELENTÍSSIMOS MEMBROS DA DELEGAÇÃO
PRESIDENCIAL BURUNDESA,


SENHORES MINISTROS DE ESTADO E MINISTROS,
ILUSTRES CONVIDADOS,


MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

 

Com grande satisfação dou as boas-vindas a Sua Excelência o Senhor Presidente do Burundi, nesta sua primeira visita oficial à
República de Angola.


Embora breve, esta visita representa um marco significativo na aproximação entre os nossos dois países, que coincidem na vontade de estabelecer relações de cooperação mutuamente vantajosa.


Num momento em que Angola superou já os conflitos do passado e se encontra numa fase acelerada de reconstrução e desenvolvimento, expressamos a nossa plena solidariedade à República do Burundi, que, sob a sábia condução de Vossa excelência, está a consolidar a paz e a estabilidade política ao mesmo tempo que se dedica às tarefas da reconstrução e da normalização da sua vida democrática.

 

As eleições previstas no seu país para o próximo mês de Junho são uma etapa decisiva no rumo que os nossos irmãos Burundeses pretendem seguir e Angola está disponível para os apoiar e para partilhar com eles a sua própria experiência.

 

Mais do que nunca, é nestas fases que se impõe a unidade e a concertação entre todas as forças políticas empenhadas no progresso e na melhoria das condições de vida da população, que é sempre a principal vítima de qualquer situação marcada pela violência.

 

Os oito anos de paz que Angola vive podem ser a confirmação de que os entendimentos são sempre possíveis e desejáveis e de que todos os problemas são facilmente superáveis, quando há vontade política sincera.


O mesmo pode acontecer na Região dos Grandes Lagos.


Como parte interessada na resolução do conflito prevalecente nesta região, Angola também continuará empenhada em participar na criação de condições para o estabelecimento da segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentado dos países que a integram.


Estamos conscientes de que só num clima de paz, de democracia e boa governação os países africanos poderão romper com o seu atraso e inserir-se no contexto global com voz própria e em condições de igualdade com todos os Estados do mundo.


Espero que esta visita a Angola de Vossa Excelência contribua, de facto, para o relançamento das nossas relações de cooperação, em especial no domínio económico, técnico-científIco e cultural, e para estabelecer as vias para a sua materialização.


Não pretendo alongar-me muito mais. Ao terminar, quero reiterar o nosso prazer de o receber entre nós, a si e à sua delegação, e convido todos os presentes a erguerem as suas taças à saúde e longa vida de Sua Excelência o Presidente do Burundi.


Muito obrigado!